Cerca de 1.056 alunos da rede municipal de ensino ficaram sem aulas, nesta sexta-feira (27), na região do Bairro da Paz e Itapuã, especialmente nas localidades do Km 17 e Alto do Coqueirinho, após um conflito envolvendo duas facções criminosas na região. O conflito que já chega a quatro dias também chegou a afetar uma unidade de saúde na região.
Oficialmente, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) reconhece que três escolas, sendo elas, a Creche e Pré Escola Primeiro Passo Bairro da Paz, a Escola Municipal Nova do Bairro da Paz e o Centro Municipal De Educação Infantil Georgia Maria Barradas. As três escolas acumulam 1.065 alunos vinculados. No entanto, informações obtidas pelo BN apontam que a Escola Municipal Jorge Amado, próxima à localidade do KM 17 também suspendeu as aulas nesta sexta.
Por meio de um perfil no Instagram, gerido pela Coordenação da escola, a Direção informou, na quinta-feira (26) a suspensão das aulas para o turno vespertino na sexta e a manutenção das aulas no sábado (28), no turno da manhã. Com 691 alunos matriculados, a decisão da escola veio após uma série de movimentações entre as facções na região.
Ao Bahia Notícias, a Polícia Militar informou que atua tem intensificado o patrulhamento da região, com o emprego de guarnições motorizadas, que fazem rondas ostensivas preventivas e com base nas denúncias de moradores. ( BN)