A Defesa Civil de Salvador (Codesal) anunciou que as festas populares realizadas na capital durante o verão de 2025 seguirão protocolos específicos para combater os efeitos do calor.
Entre as ações confirmadas estão a distribuição de água mineral e protetor solar, além do uso de aspersores que liberam jatos de água para refrescar o público.
De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo, as medidas, implementadas pela primeira vez este ano, foram planejadas para garantir o bem-estar de baianos e turistas em grandes eventos como o Festival da Virada, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá e Carnaval.
“Todas as orientações que passamos no ano passado serão mantidas: ilhas de hidratação, aspersores e distribuição de protetor solar. As medidas devem ser aplicadas do mesmo modo para a Lavagem do Bonfim e outras festas no período do verão”, afirmou Sosthenes.
Ele também destacou que, embora não haja previsão de temperaturas recordes para a estação, a Codesal segue monitorando o clima. “Não temos previsão de fenômenos anormais para o período do verão. Ou seja, embora esteja muito calor, estamos dentro da margem de segurança”, explicou.
O alerta máximo da Defesa Civil será acionado caso as temperaturas ultrapassem 36 °C. O protocolo de combate ao calor foi criado após a morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, 23 anos, por exaustão térmica durante um show no Rio de Janeiro.