A Secretária de Educação de Santo Antônio de Jesus, Edileide Castro, detalhou algumas das principais ações planejadas para o ano letivo de 2025. Entre os tópicos abordados estão os fardamentos escolares, a expansão das escolas de tempo integral e as medidas voltadas para a valorização e aprimoramento dos professores da rede municipal.
Sobre a distribuição dos fardamentos escolares, Edileide Castro informou que as licitações já foram realizadas e o processo está em andamento. “Como tudo que a gente faz através de licitação, a licitação está em curso. Fizemos a solicitação de dois fardamentos: duas blusas, uma com manga e uma sem manga, para cada aluno do município. Para os alunos das escolas de tempo integral, a gente tem uma quantidade maior de fardamento. Então, já estamos com todo esse processo adiantado”, revelou.
A secretária ainda destacou que o prazo para a entrega dos fardamentos está previsto para fevereiro de 2025.
Em relação às escolas de tempo integral, Edilene mencionou que a previsão é expandir essa modalidade de ensino para mais unidades. “O planejamento é que o Colégio Rômulo, localizado no bairro Urbis Três, em Santo Antônio de Jesus, se torne um colégio de tempo integral. A escola Maria Pessoa Sales, no loteamento Pessoa Sales, já está funcionando assim, assim como a Antônio Fraga, que também já funcionava como tempo integral. A Creche Frei Manuel e a escola Ernesto Gás, no Centro, também são escolas que já funcionam dessa forma. Agora, em 2025, a previsão é que o Colégio Rômulo Almeida se torne um colégio integral”, destacou.
Em relação às políticas públicas para os professores da rede municipal, Edileide Castro apontou que um dos principais desafios para 2025 será a reorganização da rede e a atualização das vagas disponíveis. “Precisamos fazer uma averiguação real das vagas e levantar como está funcionando esse ordenamento para constatar onde cada professor está atuando. Estamos, junto com a APLB, para a renegociação do salário, além do treinamento sobre a temática do letramento racial. Vamos oferecer cursos para toda a equipe, focados na promoção de uma educação com consciência racial”, explicou a secretária.