Servidores federais pedem 13,5% de reajuste este ano

Proposta inicial de 7,8% foi considerada insuficiente pela categoria para repor as perdas; resposta será dada pela ministra da Gestão, Esther Dweck

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Um grupo de 23 entidades de servidores públicos federais entregou ao governo federal uma reivindicação de 13,5% de reajuste este ano. A contraproposta, entregue por meio do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), foi entregue após a rejeição de uma proposta do Executivo de 7,8% de aumento mais acréscimo de R$ 200 no vale-alimentação.

Os sindicatos entregaram a resposta nesta sexta-feira (24), em audiência no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A resposta será dada pela titular da pasta, ministra Esther Dweck. Como os servidores estão a seis anos sem mudança salarial, as 23 entidades consideram que uma elevação de 7,8% não iria recompor as perdas.

“Sem deixar de reconhecer o esforço feito para reajustar o auxílio-alimentação pela variação do IPCA desde 2016, propomos que o governo inclua no acordo o compromisso de equiparação de todos os benefícios com demais Poderes até ao final de 2026”, afirma presidente da Fonacate, Rudinei Marques, que assina o ofício entregue ao governo federal. Também em vigor desde 2016, o auxílio-alimentação atual é de R$ 458. Fonte: site Metrópoles (bahia.ba)

google news