Suspeito de participação na morte de guardador de carros na Barra, em Salvador, é preso

Guardador de carros é morto a tiros na Barra, em Salvador — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um homem suspeito de ser o mandante da morte um guardador de carros no bairro da Barra, em Salvador, foi preso nesta sexta-feira (15), segundo informações da Polícia Civil.

De acordo com a polícia, o homem foi preso por policiais da 14ª Delegacia Territorial (DT) em um estabelecimento comercial, na Rua Almirante Marquês de Leão, e encaminhado para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Durante a autuação em flagrante, realizada no DHPP, foi constatado que o suspeito tinha um mandado de prisão preventiva em aberto, por crime de roubo.

Segundo a delegada Zaira Pimentel, titular da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), os primeiros levantamentos apontam para a cobrança de dívidas como motivação do crime.

Caso

O crime aconteceu na manhã desta sexta, na esquina entre as ruas Dias D’Ávila e Almirante Marques de Leão, e assustou moradores da região. A vítima foi identificada como Maurício Lima Santos, de 30 anos.

De acordo com a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a vítima foi morta por dois homens em uma moto. Maurício, que era guardador de carros, foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas já chegou à unidade sem vida.

“Começou na Rua Afonso Celso. Dois rapazes em uma motociclista já vieram na perseguição atirando. [A vítima] caiu, terminou de ser executada e [os suspeitos] foram embora”, explicou o delegado Sergio Schlang.

O bairro da Barra tem registrado alguns casos de violência em via pública este ano. As situações mais constantes têm ocorrido na região do Porto da Barra, uma das praias mais tradicionais de Salvador e a cerca de 1,5 km do local do crime desta sexta-feira.

No dia 16 de agosto, um casal em situação de rua foi atacado e teve o barraco onde dormiam, no Porto da Barra, incendiado. O homem e a mulher morreram por causa das complicações causadas pelas queimaduras.

No dia 5 de setembro, outro homem, identificado como Rodrigo Cerqueira de Jesus, foi morto a tiros após um tiroteio em uma das ruas do bairro, também nas proximidades da praia do Porto da Barra.

Segundo a Polícia Civil, Rodrigo era conhecido como Tosca e suspeito de tráfico de drogas. A mãe de Rodrigo e outro homem, de identidade não divulgada, também foram baleados na mesma ação.

Já na noite do último domingo (10), um homem foi morto a tiros, na faixa de areia da praia do Porto da Barra.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima identificada como Uesley Nielson estava na praia quando um homem chegou caminhando, por volta de 19h, e atirou diversas vezes. Em seguida, o atirador fugiu. Uesley morreu no local.

Mortes violentas na Bahia
Segundo dados do Anuário de Segurança Pública, o número de mortes violentas, na Bahia, cresceu entre os anos de 2019 (6.002 casos) e 2020 (6.703 casos). Já os números da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), são diferentes, mas também apresentam um aumento entre os anos de 2019 (5.122) e 2020 (5.420).

O subsecretário de segurança pública, Hélio Jorge Oliveira, cita a flexibilização das medidas de restrição contra a Covid-19 como responsável pelo aumento dos números.

“Ano passado, onde tivemos menor circulação de pessoas, tivemos menos ocorrências em relação a homicídios. Então quando fizermos essa comparação entre 2021 e 2020 vamos, sim, verificar um acréscimo”, afirmou.
De acordo com o especialista em segurança pública, André Abreu, o crescimento do número de mortes violentas no estado está ligado ao tráfico de drogas.

“Essa modalidade criminosa [tráfico de drogas] está diretamente relacionada à ações violentas e isso acaba atingindo de maneira mais direta a sociedade, mas claro que a violência não se foca apenas nisso”, detalhou. (G1)

google news