O Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou nesta terça-feira (28), que o país registrou 47.503 homicídios ao longo do último ano, cerca de 130 mortes por dia. As informações são do Estadão.
O valor indica uma queda ante 2020 e é o menor patamar desde 2011, quando se iniciou a série histórica.
No Nordeste, em 2017, houve 27.288 homicídios. Agora, ainda é a líder em registros no País, no entanto vem passando por um processo de estabilização, com 20.500 ocorrências em 2021.
Segundo especialistas, a razão é reflexo da estabilização de conflitos entre facções criminosas, que nos últimos dez anos avançaram pelo Norte e Nordeste do País, e a implementação de programas estaduais focalizados em públicos mais jovens.
De acordo com o diretor-presidente do Fórum, o sociólogo Renato Sérgio de Lima ao Estadão, em relação ao ranking mundial, divulgado neste ano contrapostos por índices de 102 países, reunidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o número ainda é muito alto.
“O Brasil é líder na quantidade absoluta de mortes e está entre os dez países mais violentos do planeta”, disse Lima.
Entre as 30 cidades mais violentas do País, aponta o levantamento, 13 integram a Amazônia Legal e a maior parte delas está situada na região de fronteira.
No levantamento do Fórum aponta que os registros de homicídio caíram em todas as regiões do Brasil, menos no Norte, que foram registrados 6.291 assassinatos no último ano, comparado a 5.758 em 2020.
A maior alta de mortes foi no Amazonas, que subiu de 1.121 para 1.670. (bahia.ba)
Veja mais notícias no vozdabahia.com.br e siga o site no Google Notícias