A Unidade de Coleta e Transfusão da Hemoba de Teixeira de Freitas, localizada no centro da cidade (Rua Massanori Nagao, 355), está com estoque crítico para o tipo de sangue O+, devido à queda das doações de sangue nas últimas semanas. No momento, o estoque disponível deste tipo de sangue, que é doador universal, atende a demanda de apenas três dias.
A Hemoba de Teixeira de Freitas atende os hospitais e unidades de urgência e emergência de 13 municípios do Extremo Sul da Bahia. Os horários de atendimento para as doações são: segunda-feira, das 8h30 às 11h30; terça-feira, das 13h30 às 17h; quinta-feira, das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h; e sexta-feira, das 8h às 14h.
“Neste momento, que estamos voltando à normalidade das atividades e com um aumento das solicitações, a Fundação Hemoba convida a população baiana para doar sangue nas nove macrorregiões. A sua doação em qualquer unidade da nossa Hemorrede Pública possibilita salvar vidas no Sul e Extremo Sul da Bahia”, conclama o diretor-geral da Hemoba, Fernando Araújo.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.