Terra falha em projeções de casos após provocação contra isolamento social

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, fala sobre o pente-fino nos benefícios do Bolsa Família (Wilson Dias/Agência Brasil)

Cotado para assumir o Ministério da Saúde em caso de saída do ministro Luiz Henrique Mandetta, o deputado federal Osmar Terra passou longe da realidade nas projeções feitas sobre a contaminação pelo novo coronavírus. Na última semana, o emedebista chegou a dizer que a Covid-19 mataria menos gente do que a gripe em seu estado, cerca de mil pessoas.

“Estou te fazendo uma previsão que pode me desmoralizar. Quero ver quem está tomando essas medidas pirotécnicas, assustando a população, quero ver me dar números. Eu dou números do que estou falando”, disse, de acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Acontece que já na última sexta-feira (10) o Brasil passou de mil mortos por causa do novo coronavírus. Balanço do Ministério da Saúde registrou 1.056 óbitos, além de 19.638 casos confirmados da doença.

Segundo a publicação, Terra errou também o número de mortes por gripe no seu estado, o Rio Grande do Sul: em 2019, 75 pessoas vieram a óbito por causa do vírus. Os dados são do InfoGripe.

O deputado disse à coluna que quis se referir às mortes por gripe no estado e no país, e reforçou que cerca de mil pessoas morrem de gripe a cada inverno no Rio Grande do Sul. Questionado pela publicação sobre os números estarem equivocados, ele não respondeu.

Osmar Terra está alinhado às críticas do presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas restritivas adotadas por governos estaduais e municipais, numa estratégia de enfrentamento ao novo coronavírus. Ele é contra distanciamento social e favorável à flexibilização de medidas restritivas. (Bahia.Ba)

google news