O ex-atacante Thierry Henry foi escolhido pela Federação Francesa de Futebol para ser o novo técnico da seleção sub-21 e olímpica da França, segundo informação divulgada nesta segunda-feira (21) por diversos veículos de imprensa franceses.
Com um contrato até 2025, o ex-jogador de 46 anos vai substituir Sylvain Ripoll e tem como principal objetivo os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O torneio olímpico de futebol masculino é reservado para jogadores com no máximo 23 anos, mas cada equipe pode incluir em sua lista de convocados até três nomes com mais idade.
Outra missão do novo comandante é classificar a França para a Eurocopa Sub-21 de 2025. As eliminatórias começam em setembro e o treinador deve divulgar sua primeira lista de convocados em breve. Ele também será o treinador da seleção sub-23 que vai disputar as Olimpíadas dentro de casa no ano que vem.
No torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, Henry poderá dirigir Kylian Mbappé, já que o atacante do Paris Saint-Germain expressou em diversas ocasiões ter um sonho de disputar os Jogos Olímpicos, um desejo apoiado pela Federação Francesa de Futebol (FFF).
O último trabalho de Thierry Henry como técnico foi no Montreal, do Canadá, onde ficou no clube do fim de 2019 até o início de 2021. Antes disso, o campeão da Copa do Mundo de 1998 passou três meses à frente do Monaco na temporada 2018/19. Henry também soma trabalhos como auxiliar da Bélgica e treinador das categorias de base do Arsenal.
Considerado um dos grandes atacantes da história do futebol, Henry começou a sua carreira de jogador profissional no Monaco, em 1994, clube em que ficou até a temporada 1998, quando foi para a Juventus. Após apenas 21 jogos no clube italiano, Henry foi para o Arsenal em 1999, onde se tornou ídolo e atuou por oito temporadas seguidas. O eterno camisa 14 também atuou por Barcelona e New York Red Bulls. Em 2012, em empréstimo pelo time dos Estados Unidos, o francês atuou mais sete partidas pelo Arsenal, antes de voltar para Nova York e encerrar a carreira em 2014.
Entre os principais títulos de Thierry Henry estão o bicampeonato do Campeonato Inglês, o bicampeonato do Campeonato Espanhol, a Liga dos Campeões de 2009, a Copa do Mundo de 1998 e a Eurocopa de 2000. (BN)