Trump ameaça Brasil e outros países sobre aumento de tarifas

Presidente dos EUA critica o Brasil e a Índia por alta tributária e promete retaliar

Foto: Reprodução/AFP

O atual presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou abertamente o Brasil na manhã desta segunda-feira, 16, dizendo que o país é um dos que mais impõem taxas sobre mercadorias norte-americanas.

Em um discurso no resort de Mar-a-Lago, na Flórida, Trump declarou: “A palavra ‘recíproco’ é importante. O Brasil nos taxa muito. Se eles querem nos taxar, tudo bem. Nós taxaremos de volta.”

Essa foi a primeira vez que Trump ameaçou diretamente retaliar o Brasil por aumentos tributários. Além do Brasil, ele também mencionou a Índia como alvo de futuras ações, argumentando que esses países cobram tarifas excessivas, enquanto os EUA não taxam da mesma forma.

Investimento milionário:
Durante o discurso, Trump também anunciou um plano de investimento de US$ 100 bilhões nos EUA nos próximos quatro anos, ao lado do CEO do SoftBank, Masayoshi Son. “Ele está fazendo isso porque se sente muito otimista em relação ao nosso país desde a eleição”, disse Trump.

O plano visa criar 100 mil novos empregos nos Estados Unidos, focando em áreas como inteligência artificial, centros de dados, semicondutores e infraestrutura energética.

“Estou muito, muito empolgado. Gostaria realmente de comemorar a grande vitória do Presidente Trump e meu nível de confiança na economia dos Estados Unidos aumentou tremendamente com sua vitória”, afirmou Son.

google news