Aprovado pelo Conselho Superior, de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), o semestre suplementar online da Universidade Federal da Bahia (Ufba) será realizado de 8 de setembro até 18 de dezembro deste ano. A informação foi publicada no site da universidade na terça-feira (28).
O conselho aprovou o semestre suplementar remoto em decorrência da suspensão das aulas presenciais até o final do ano, por causa da pandemia do coronavírus. Os semestres presenciais de 2020, entretanto, não serão comprometidos.
A carga horária total dos componentes curriculares em que o estudante se inscrever não poderá ultrapassar o limite de 204 horas para aqueles que fazem cursos de pós-graduação e de 340 horas para os alunos de cursos de graduação, exceto quando se tratar de provável concluinte no semestre 2020.1 ou de situações extraordinárias.
Ainda segundo a Ufba, todo docente deverá participar de atividades acadêmicas oferecidas no semestre suplementar, assumindo um mínimo de 4 horas semanais em componentes curriculares ofertados ou atividades extracurriculares aprovadas pelo Departamento ou Coordenação Acadêmica, passíveis de posterior aproveitamento pelo respectivo colegiado.
A Ufba informou que tem empreendido várias gestões junto ao governo federal para garantia de acesso a estudantes em condição de vulnerabilidade, além de trabalhar institucionalmente para disponibilizar outros recursos para estudantes que não têm condições adequadas de estudo, equipamentos e acesso à internet nos locais onde moram. (Metro1)