Os trabalhadores da educação infantil e nutricionistas autônomos poderão receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 a partir de quarta-feira (21), das 8h às 16h, em Salvador, como havia anunciado o prefeito Bruno Reis, nesta terça-feira (20). As informações são da prefeitura.
Conforme detalhou a prefeitura, podem receber o imunizante os trabalhadores em atividade da educação infantil das instituições privadas e da educação básica de ensino da rede pública municipal e estadual, entre 55 e 59 anos.
Os profissionais devem estar com o nome na lista no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e no ato da vacina, apresentar documento oficial de identificação com foto mais cópia do último contracheque ou cópia do contrato de trabalho Pessoa Jurídica atualizado.
Na capital baiana, a vacinação segue também para idosos de 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde e profissionais autônomos, doulas, pacientes em hemodiálise e agentes de segurança pública, também das 8h às 16h.
Além disso, a aplicação da 2ª dose segue em Salvador para idosos e trabalhadores da saúde. Os idosos contam ainda com o serviço de hora marcada que prossegue com vacinação da segunda dose em 21 pontos de vacinação da capital baiana.
A prefeitura anunciou que poderia incluir pessoas com Síndrome de Down na vacinação de quarta-feira. No entanto, nesta terça, disse que esse será o próximo público beneficiado com a estratégia de imunização, que só deve começar nos próximos dias. A gestão municipal não detalhou a data para o início da imunização para esse público.
Ainda segundo a prefeitura, a organização do cadastramento de pessoas com Síndrome de Down, na faixa etária entre 18 e 59 anos, já foi definida por meio da SMS, junto à Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). Para avançar na imunização deste público, assim como foi feito com os pacientes com comorbidades, a SMS disponibilizará o portal, onde deverá ser feito o cadastro clínico do paciente.
O preenchimento dos dados será feito pelo médico que acompanha a pessoa com Síndrome de Down, mas aqueles que não tiverem especialista particular poderão contar com o apoio das instituições que atuam na causa para o preenchimento do formulário na página eletrônica da SMS.
Veja locais de vacinação em Salvador:
1ª dose idosos – 60 anos ou mais
Drive-thru
Arena Fonte Nova – Nazaré
Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos
5º Centro de Saúde – Barris
Parque de Exposições – Paralela
Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Cabula
Vila Militar – Dendezeiros
Pontos fixos:
USF Vista Alegre
UBS Nelson Piuahy Dourado – Águas Claras
USF Resgate
USF Federação, USF Santa Luiza
USF Plataforma
USF Cajazeiras X
5º Centro de Saúde – Barris
Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros
1ª dose trabalhadores da Educação Infantil
Drive-thru e postos fixos
Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Brotas
Unijorge – Campus Paralela e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu
1ª dose – trabalhadores da saúde, autônomos e doulas
Para ser beneficiado com a primeira dose, todos devem estar com os nomes cadastrados no site da SMS. No ponto de vacinação, os trabalhadores da saúde, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do contracheque ou do contrato social.
Já os autônomos (médicos, fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal e nutricionistas), devem levar documento oficial de identificação com foto, carteira do conselho de classe e cópia do último Imposto de Renda, ou cópia do comprovante atualizado de pagamento do ISS, contrato de Pessoa Jurídica ativo ou última nota fiscal.
As doulas devem apresentar documento oficial de identificação com foto, além de apresentar cópia do Imposto de Renda, ou do ISS, ou nota fiscal ou contrato de trabalho com firma reconhecida em cartório.
Drive-thru e postos fixos:
Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Brotas
Unijorge – Campus Paralela e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu
1ª dose – Pacientes em hemodiálise e agentes de segurança pública
Também devem ter os nomes cadastrados no site da SMS. No caso dos pacientes em hemodiálise, devem apresentar, no ato da vacina, documento oficial de identificação com foto.
Já os policiais federais, militares, civis e rodoviários federais; bombeiros, guardas municipais, agentes de salvamento e trânsito e agentes penitenciários devem estar em pleno exercício das atividades, lotados em Salvador e ter idade igual ou superior a 49 anos. No ato da vacina deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e cópia do último contracheque.
Drive-thru e postos fixos:
Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC) – Unidade Brotas
Unijorge – Campus Paralela e Universidade Católica de Salvador – Campus Pituaçu
2ª dose – idosos e trabalhadores da saúde
Os pontos de vacinação vão funcionar, das 8h às 16h, na FTC Paralela (drive e fixo); Faculdade Universo – Campus ACM (drive), Barradão (drive e fixo), Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio (drive), Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina (drive), USF San Martin III (drive), Clube dos Oficiais – Dendezeiros (fixo), UBS Ramiro de Azevedo (fixo) e UBS Colinas de Periperi (fixo).
Os idosos imunizados pelo Vacina Express não precisam fazer novo registro na plataforma digital. O retorno da equipe de saúde será feito automaticamente ocamente de acordo com a data de reforço programado no sistema.
Pontos de vacinação:
FTC Paralela (drive e fixo)
Faculdade Universo – Campus ACM (drive)
Barradão (drive e fixo)
Centro de Convenções de Salvador – Boca do Rio (drive)
Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina (drive)
USF San Martin III (drive), Clube dos Oficiais – Dendezeiros (fixo)
UBS Ramiro de Azevedo (fixo)
UBS Colinas de Periperi (fixo). (Fonte: G1 Bahia)