Um pastor foi convidado por uma enfermeira para tocar seu instrumento num hospital da zona norte de São Paulo e levar um pouco de arte e esperança para os pacientes internados, muitos deles por coronavírus. O vídeo da ação viralizou em aplicativos de mensagens e redes sociais.
A enfermeira Fernanda Miranda, 36 anos, trabalha no Hospital São Camilo e por ver de perto o sofrimento dos pacientes e familiares, decidiu que levar um pouco de música poderia ajudar de maneira indireta. Por isso ela convidou o pastor Kleber Ferraz, que também é músico, para tocar.
“Tem paciente que entra, pega na sua mão e fala: não me deixe morrer”, contou a enfermeira sobre sua rotina após o início da pandemia causada pelo coronavírus. O clima tenso nas unidades de terapia intensiva (UTI’s) atinge não apenas os doentes, mas também os profissionais de saúde, relatou.
“A música faz falta e as pessoas não estão podendo ir na igreja, queria chamar algum músico para tocar no hospital”, disse Fernanda, que é cristã. Ferraz, que mora na zona leste da capital paulista, topou atravessar boa parte da cidade para tocar gratuitamente.
O vídeo de sua apresentação, feita no dia 4 de abril, mostra que o pastor foi equipado com todo tipo de proteção para evitar contaminação. Com seu saxofone dourado, ele tocou acompanhado da própria Fernanda, circulando pelos andares do hospital. A técnica de enfermagem Denise Souza foi quem filmou o momento.
“Na sessão de pediatria, pais abriam as portas dos quartos dos filhos para cantar junto. Médicos estavam emocionados. Foi uma surpresa, não contamos para eles. As pessoas aplaudindo e cantando, isso mexeu muito com a gente”, relembrou Fernanda, em entrevista à revista Veja SP.
O repertório do pastor foi curto: escolheu as músicas Ele Vive e Aleluia, e a decisão se mostrou acertada, pois quando ele saiu pela entrada do pronto-socorro na Rua Doutor Guilherme Cristoffel, moradores de prédios residenciais dos arredores também passaram a acompanhar o solo, aplaudindo ao fim da apresentação.
Nas redes sociais, o vídeo alcançou milhares de compartilhamentos e comentários: “Já recebi ele várias vezes no WhatsApp. Pessoas agradecendo, falando que aquilo aqueceu o coração/ Queremos organizar mais uma ação. Estou conversando com síndicos de dois prédios para fazermos um coral junto com os moradores, e o pastor tocando do lado de fora. Ele recebeu convites de outros hospitais para tocar também”, concluiu a enfermeira.
Confira trechos da apresentação no vídeo abaixo:
Gospel+