A Rede Globo foi indicada ao Emmy Internacional de Jornalismo 2020 em duas categorias: notícias e atualidades. Segundo o jornal Extra, na categoria notícias concorre uma reportagem do RJ2 sobre os funcionários na Assembleia Legistaliva do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na outra categoria, a indicação é do documentário sobre a batalha contra o Estado Islâmico na Síria, exibido na GloboNews.
“Estou muito feliz. Fomos indicados ao Emmy com o documentário ‘Aliados’. Eu passei cinco meses com as Forças Democráticas da Síria durante a batalha contra o estado islâmico”, celebrou o repórter Gabriel Chaim no Instagram.
Já o repórter Pedro Figueiredo, da matéria da Alerj, disse que foi acordado com a novidade e revelou estar impressionado. “O telefone tocou avisando que estávamos na final do Emmy. É muito estranho falar aqui hoje, porque é uma sensação louca. A ficha não caiu. A gente sabe que fez uma matéria importante, com repercussão, mas finalista do ‘Emmy’, que é o Oscar da TV, realmente isso impressiona a gente”, disse, destacando que toda a produção é de uma grande equipe.
Considerada o “Oscar da TV”, a premiação está prevista para acontecer no dia 21 de setembro, numa cerimônia online. Essa á sexta edição consecutiva em que a Globo é indicada. No total, a “platinada” foi indicada 18 vezes. Concorrem contra ela, emissoras de Hong Kong, Rússia, Reino Unido, Catar, Nigéria e Suécia.