O Bahia ficou no empate sem gols com o Santos, na Vila Belmiro, na noite deste sábado (11). A partida foi válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Tricolor somou 22 pontos e assumiu, neste momento, o 15º lugar por ter um triunfo a mais do que o São Paulo, que agora é o 16º com a mesma pontuação, mas joga com o Fluminense, neste domingo (12), no desenrolar da rodada. No entanto, o América-MG, que abre a zona de rebaixamento em 17º, venceu e tem 21. Também pelo critério de desempate, o Santos roubou a 13ª posição do Juventude com 23.
O Bahia volta ao gramado no próximo sábado (18), às 21h, para receber a visita do Red Bull Bragantino, em Pituaçu, pela 21ª rodada. No mesmo dia e horário, o Santos encara o Ceará, na Arena Castelão.
O JOGO
O Bahia era o visitante, mas já ameaçou a meta de João Paulo antes do primeiro minuto. Com 30 segundos de bola rolando, Rodallega tocou para Lucas Mugni que bateu forte para a defesa do goleiro do Peixe que espalmou para fora. Na cobrança de escanteio de Juninho Capixaba, Luiz Otávio tentou duas vezes, a primeira de cabeça e a segunda chutando, mas ambas explodiram na marcação.
Após o início buscando o ataque, o Bahia passou a errar passes e não conseguiu mais criar boas jogadas para levar perigo ao gol paulista. Aos 23, bola levantada, mas Óscar Ruiz subiu, mas não conseguiu alcançar a bola para cabecear. Enquanto o Peixe também seguiu sem conseguir penetrar na defesa baiana e assustar Mateus Claus.
Aos 25, Gilberto desperdiçou uma ótima chance de abrir placar. Ele recebeu cruzamento de Rodallega na área, cortou, mas acabou travado na hora de finalizar e a defesa santista afastou o perigo. Em seguida, Isnaldo bateu de fora da área e a bola resvalou no travessão antes de ir para fora. O time baiano ainda teve outra oportunidade, mas Gilberto não conseguiu aproveitar. A blitz baiana continuou e Rodallega chutou rasteiro para a defesa de João Paulo. Aos 29, Capixaba cruzou rasteiro para a área, mas o atacante colombiano furou e a bola passou.
Segundo tempo
O Bahia voltou do vestiário com a mesma formação, enquanto o Santos retornou com o zagueiro Danilo Boza no lugar do machucado Robson. Ao contrário do primeiro tempo, quando o primeiro chute a gol saiu com segundos de bola rolando, o jogo recomeçou sem emoções. A primeira ação de perigo, desta vez, foi do Peixe. Gabriel Pirani tentou invadir a área baiana pela esquerda, mas foi derrubado por Óscar Ruiz aos seis minutos. Na cobrança da falta, Carlos Sánchez bateu colocada e obrigou Mateus Claus a fazer uma grande defesa para evitar que placar fosse aberto pelos donos da casa.
Enquanto o Santos voltou melhor para o segundo tempo, o Bahia não conseguiu armar uma boa jogada para levar perigo ao gol paulista. Muito pelo contrário, a blitz era do Peixe, mas a defesa baiana conseguia segurar o ímpeto do adversário. Aos 12 minutos, Dabove promoveu duas alterações. Raniele entrou na vaga do estreante Isnaldo, e Lucas Araújo deu lugar para Patrick.
O Santos chegou bem aos 11 minutos com Marcos Guilherme. Mas o atacante santista não conseguiu finalizar bem e mandou para fora.
Aos 26 minutos, Nino Paraíba salvou o Bahia ao cortar uma bola levantada na área antes do atacante poder finalizar. Porém, a arbitragem assinalou uma falta no lateral do Tricolor e anulou a jogada. Quatro minutos depois, o camisa 2 salvou o time baiano novamente ao cortar um cruzamento. Após a cobrança de escanteio, Marinho ficou com a sobra e chutou para fora.
Aos 39 minutos, Rodallega recebeu na direita, invadiu a área e bateu cruzado mandando direto para fora. Dois minutos depois, o Peixe respondeu na tentativa de Marinho em finalizar, mas foi bem travado por Raniele.
No apagar das luzes, aos 48 minutos, Rodriguinho desperdiçou o gol que daria o triunfo ao Tricolor. Rodallega mandou a bola para área, mas o camisa 10 pegou mal e mandou por cima da meta de João Paulo.
FICHA TÉCNICA
Santos 0x0 Bahia
Campeonato Brasileiro – 20ª rodada
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 11/09/2021 (sábado)
Horário: 21h
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira (ambos de MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Lucas Braga ( Santos) / Isnaldo, Raniele, Nino Paraíba, Conti (Bahia)
Santos: João Paulo; Pará, Robson (Danilo Boza), Wagner Leonardo e Felipe Jonatan; Camacho, Carlos Sánchez e Gabriel Pirani (Jean Mota); Marcos Guilherme (Marinho), Lucas Braga e Léo Baptistão (Raniel). Técnico: Fábio Carille.
Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Lucas Araújo (Patrick), Mugni (Matheus Bahia), Óscar Ruiz (Luizão) e Isnaldo (Raniele); Rodallega e Gilberto (Rodriguinho). Técnico: Diego Dabove.