Facebook é multado por vazar dados de brasileiros para campanha de Trump

Empresa terá que pagar multa de R$ 6,6 milhões por divulgar informações privadas de usuários no Brasil

Proprietária do Facebook, a empresa Meta foi condenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, pelo vazamento de dados de usuários brasileiros. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (23).

De acordo com informações do portal Metrópoles, o compartilhamento ilegal de informações ocorreu em 2018 e a multa imposta foi no valor de R$ 6,6 milhões. Caso não recorra da decisão, a plataforma terá a multa reduzida em até 25%.

Segundo o site, conteúdos pessoais de usuários do Facebook no Brasil foram repassados à Cambridge Analytica, consultoria de marketing político contratada pela campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

Na ocasião, o Ministério da Justiça concluiu que o vazamento de dados ocorreu por meio da instalação de um aplicativo chamado This Is Your Digital Life. A estimativa é de que ao menos 87 pessoas em todo mundo, incluindo 443 mil brasileiros, tenham sido alvos do compartilhamento ilegal. (Bahia.ba)

google news