Diversas personalidades e instituições baianas foram condecoradas neste sábado (1) com a Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, a mais alta honraria do estado.
O título é uma homenagem à atuação de personalidades em prol das liberdades públicas, e faz parte das comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, que ocorre neste domingo (2).
Nomes como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, da biomédica Jaqueline Goes de Jesus, uma das coordenadoras da equipe de pesquisadores que realizou o primeiro sequenciamento do genoma do coronavírus, além dos ex-governadores da Bahia João Durval Carneiro, Paulo Souto, César Borges, Otto Alencar e Jaques Wagner, os dois últimos senadores da república, também receberam a honraria.
A cerimônia aconteceu no Palácio da Aclamação, em Salvador, e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades.
Creuza Maria de Oliveira, presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas, foi uma das condecoradas. “Ser homenageada com a medalha é um momento histórico. O convite para estar aqui nessa cerimônia foi lindo demais”, afirmou Creuza. Entidade como as Obras Sociais Irmã Dulce e Hospital Aristides Maltez também receberam a honraria.
A honraria de Libertadores da Bahia foi instituída em 2010. A honraria é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi a primeiro homenageado com o mais alto grau do título, a Grã-Cruz, entregue pelo governador Jaques Wagner no dia 22 de julho de 2010.
Confira a lista de condecorados e suas categorias
No grau de Comendador:
- ministra da Cultura, Margareth Menezes;
- senador Otto Alencar;
- ex-governador César Borges;
- ex-governador Paulo Souto;
- ex-governador João Durval Carneiro;
- cantor e compositor Mateus Aleluia;
- Bembé do Mercado, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e da Academia de Letras da Bahia.
Na categoria grau de Cavaleiro:
- Obras Sociais Irmã Dulce;
- Hospital Aristides Maltez;
- Maria Angélica de Carvalho Sobrinho, enfermeira e primeira vacinada da Bahia contra a Covid-19;
- Secretária Geral da OAB/BA, Esmeralda Maria de Oliveira;
- Creusa Maria Oliveira, presidente do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas;
- Jaqueline Góes de Jesus, cientista e pesquisadora que mapeou genoma do coronavírus;
- Cardeal Dom Sérgio da Rocha;
- Arcebispo da Arquidiocese de Salvador e Primaz do Brasil;
- Convenção Batista Baiana.(g1)