Uma pesquisa divulgada pelo Ipec trouxe novos números sobre a avaliação do governo Lula (PT), mostrando uma melhora nos índices de aprovação. Segundo o levantamento, realizado entre os dias 4 e 8 de julho, a aprovação ao governo petista subiu de 33% em março para 37% em julho. Paralelamente, a reprovação oscilou de 32% para 31%. Outros 31% consideram a administração regular, enquanto 2% não souberam ou não responderam.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.000 pessoas com 16 anos ou mais em 129 municípios.
Os resultados refletem uma tendência observada em pesquisas anteriores, como as do Datafolha e da Quaest, também apontando uma recuperação na imagem do governo Lula.
Em março deste ano, o governo havia registrado uma queda na aprovação, chegando a seu nível mais baixo no mandato, com 33% de ótimo/bom e 33% de ruim/péssimo. Os números de julho, no entanto, se aproximam dos patamares verificados no final de 2022, quando a aprovação era de 38% e a reprovação de 30%.
O ápice da avaliação positiva do governo Lula 3 na série histórica do Ipec ocorreu em março de 2023, com 41% de ótimo/bom e 24% de ruim/péssimo.
Entre os destaques da pesquisa de julho estão os avanços mais significativos na aprovação do governo entre os residentes do Nordeste, onde o índice de ótimo/bom subiu de 43% para 53%, e entre os que têm renda familiar mensal de até um salário mínimo, com aumento de 39% para 48%.
O novo cenário pode indicar uma mudança positiva na percepção pública sobre as políticas e a gestão do governo Lula, especialmente em segmentos importantes da sociedade brasileira.