Um relacionamento abusivo é uma relação em que uma das partes exerce poder ou manipulação sobre a outra, podendo se manifestar através de violências físicas e verbais ou outras atitudes. Esse tipo de relacionamento se caracteriza por um padrão de comportamento em que o homem tenta dominar, intimidar e controlar a companheira.
“Algumas atitudes violentas são justificadas com as palavras ‘amor e cuidado’ e nem sempre a mulher percebe que está vivendo uma relação abusiva. Precisamos refletir, sempre, se a relação traz força e alegria ou medo e angústia”, diz a cartilha ‘Violência doméstica e familiar contra as mulheres’, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA).
Muitas vezes, comentários que parecem amorosos à primeira vista são, na verdade, ferramentas de manipulação usadas para manter o controle e a dependência emocional.
A seguir, confira algumas frases que os homens dizem que parecem amorosas, mas são abusivas:
“Essas roupas não caem bem em você, só não quero que venha a pagar mico”
Pode parecer uma preocupação genuína com o estilo de roupa da companheira, mas na verdade é um exemplo de abuso emocional. Por trás da aparência de preocupação está uma tentativa de controle e manipulação, visando minar a autoestima e autoconfiança da mulher sempre criticando às suas vestimentas.
“Eu me preocupo com você e não quero que você se misture com essas pessoas”
Em um relacionamento abusivo, o homem usa a “preocupação” como uma justificativa para limitar o contato da companheira com outras pessoas, isolando-a de amigos, família ou redes de apoio. Dessa forma, ele consegue estabelecer controle sobre a vítima.
“Tudo o que eu faço é para o seu próprio bem, você não percebe?”
Ao fazer esse comentário, o objetivo é fazer com que a vítima duvide de suas próprias percepções e sentimentos, e se sinta culpada ou ingrata por não reconhecer as ações do parceiro como benéficas. É uma forma de manipulação emocional que tenta desviar a atenção da mulher das ações prejudiciais dele.
“Desculpa se te machuquei, mas faço isso porque te amo”
Para justificar comportamentos agressivos, o homem pode se desculpar e dizer que suas ações, mesmo que machuquem, são motivadas por amor. A afirmação é uma forma de diminuir a responsabilidade do agressor pelos danos causados.
“Você não precisa trabalhar, eu cuido de tudo e você fica mais tempo comigo”
Além de ser mais uma forma de afastar a mulher das pessoas ao seu redor, o homem também está tentando fazer a companheira depender dele economicamente, tornando mais difícil para ela deixar o relacionamento.
“Você é linda, mas ficaria mais ainda se fizesse academia”
A frase aparenta ser um elogio, mas, na verdade, contém uma crítica disfarçada. Por meio dessa afirmação, é possível perceber que o homem está manipulando a mulher para que ela mude seu corpo de acordo com os padrões dele, em vez de aceitar e valorizar quem ela realmente é.
“Ninguém nunca vai te amar como eu te amo”
Ao contrário do que essa frase pode parecer, ela não é uma declaração genuína de amor. Em relações abusivas, o homem pode usar o comentário para sugerir que ninguém mais será capaz de oferecer o mesmo tipo de amor ou dedicação que ele. Essa tática visa fazer a mulher acreditar que o amor dele é insubstituível e que ela não será capaz de encontrar um amor “melhor” em outro lugar. Com isso, fica implícita a ideia de que ela deve permanecer naquele relacionamento a qualquer custo.
“Você só aprende direito se eu estiver por perto, vou estar por aqui para te ajudar”
É um exemplo claro de abuso emocional. Por trás da aparência de proteção ou ajuda, há uma tentativa de controle e manipulação da independência da mulher.
Fonte: Redação Nós