Ministério da Saúde lança 6ª edição do Viva Inquérito para mapear vítimas de violência em SAJ e outras cidades

Estudo busca traçar perfil de vítimas e propor medidas preventivas em municípios baianos

A partir do dia 10 de outubro, o Ministério da Saúde dará início à 6ª edição do Viva Inquérito na Bahia. O projeto enviará profissionais a municípios para entrevistar pessoas vítimas de violência, com o objetivo de traçar o perfil dessas vítimas, identificar fatores de risco e propor ações preventivas adequadas.

O estudo será realizado em Salvador, Dias d’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Guanambi, Irecê, Itabuna, Macaúbas, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Campo Formoso, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Poções, Porto Seguro, Rio Real e Santo Antônio de Jesus.

A pesquisa visa descrever o perfil das vítimas de violências interpessoais, autoprovocadas e de acidentes, como de trânsito, quedas e queimaduras, que foram atendidas em unidades de urgência e emergência. Além disso, busca identificar os fatores de risco e proteção, sugerindo estratégias de vigilância e prevenção.

A amostra de 2024 incluirá serviços de urgência e emergência de todo o país, com instituições selecionadas por sorteio baseado em critérios científicos. Letícia Cardoso, diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Transmissíveis, destacou a importância do engajamento de gestores e profissionais de saúde para o sucesso da pesquisa.

As edições anteriores do Viva Inquérito já foram essenciais para levantar evidências que orientaram políticas públicas e serviços de saúde locais.

google news