Últimas Notícias sobre Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde anunciou a destinação de R$ 1 bilhão para 3.498 Santas Casas e hospitais filantrópicos, com o objetivo de fortalecer o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento é parte de uma estratégia para melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos por essas instituições, que desempenham um papel crucial na saúde pública brasileira.
O Ministério da Saúde anunciou um crescimento significativo no Programa Mais Médicos, que ampliou em 99% o número de profissionais nos últimos três anos, passando de 13,7 mil para 27,3 mil médicos. Essa expansão resultou na melhoria do acesso à atenção primária em 45 mil municípios brasileiros.
Jovens brasileiros entre 15 e 19 anos que não foram vacinados contra o HPV na faixa etária recomendada poderão receber o imunizante até o primeiro semestre de 2026. A medida faz parte da estratégia de resgate vacinal do Ministério da Saúde, que tem como meta alcançar cerca de 7 milhões de pessoas nesse grupo.
O Ministério da Saúde confirmou a detecção dos quatro primeiros casos da chamada gripe K em território brasileiro. A variante corresponde a um subclado do vírus Influenza A H3N2, já conhecido e monitorado pelas autoridades sanitárias.
Uma nova variante do vírus Influenza A (H3N2) passou a preocupar autoridades de saúde no Brasil após a confirmação do primeiro caso em território nacional, em 12 de dezembro. Classificada como subclado K (J.2.4.1) e conhecida popularmente como “super gripe”, a mutação motivou um alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao seu avanço em outros países.
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro registro no Brasil do subclado K da Influenza A (H3N2), conhecido como “super gripe”. A variante foi detectada em amostras coletadas no estado do Pará. Apesar da confirmação, as autoridades afirmam que não há, até o momento, indícios de que essa nova cepa esteja associada a quadros mais graves de doença.
Ministério da Saúde recomenda aplicação de método contraceptivo em adolescentes mesmo sem autorização dos pais
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, publicou em 1º de dezembro a nota técnica conjunta nº 419/2025, que regulamenta a oferta do implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, conhecido comercialmente como Implanon, no Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres de 14 a 49 anos. O documento reforça que a prescrição de métodos contraceptivos para adolescentes, quando feita de acordo com os critérios clínicos de elegibilidade, não configura ato ilícito.
O Ministério da Saúde (MS) decidiu encerrar a “Sala de Situação” criada para monitorar os casos de intoxicação por Metanol, decorrentes de consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8).
Catorze milhões de meninas e mulheres receberam, ao longo da última semana, mensagens personalizadas pela Caixa Postal da plataforma Gov.br e WhatsApp com orientações sobre a retirada gratuita de absorventes higiênicos no Sistema Único de Saúde (SUS), pelo Programa de Promoção e Proteção da Saúde e da Dignidade Menstrual do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde anunciou um investimento significativo de R$ 422 milhões para a ampliação dos serviços oncológicos de média e alta complexidade na Bahia.



