Ministério da Saúde visa entregar vacinas contra dengue na segunda semana de fevereiro

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde quer começar a distribuir a vacina da dengue a partir da segunda semana de fevereiro. O cronograma do governo prevê o envio às 521 cidades com alto índice da doença. A informação foi dada nesta terça-feira (30) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em reunião de emergência com o Distrito Federal e sete cidades do Entorno. “Ainda não começamos a distribuição porque estamos atendendo uma regulação técnica da Anvisa. Assim que tivermos ela pronta, começamos a distribuição”, informou Nísia.

Parte da regulação diz respeito à disponibilização das informações da vacina em português. A expectativa do ministério é de que as demandas sejam atendidas na próxima semana e que em 15 dias tenha início a distribuição.

Serão distribuídas 6,5 milhões de doses neste ano. Para 2025, o ministério comprou 9 milhões de doses. O público-alvo serão crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que apresenta o maior número de hospitalizações por dengue, depois dos idosos, segundo o Ministério da Saúde.

Os municípios selecionados atenderam a uma série de critérios. As cidades devem ter mais de 100 mil habitantes, possuir alta transmissão de dengue, com maior número de casos em 2023 e 2024 e ter predominância da dengue tipo 2 em dezembro do ano passado. A pasta não informou a quantidade de doses destinadas a cada localidade. (R7)

google news