Últimas Notícias sobre Ministério da Saúde

Foto: Freepik

O Brasil registrou, no primeiro semestre de 2025, o maior número de casos de envenenamento criminoso da série histórica, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram 560 vítimas e 15 mortes entre janeiro e junho — um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 513 casos.

Foto: Divulgação/Governo de SP

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (15) 41 casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em diferentes estados do país. O novo boletim da pasta também aponta 107 casos ainda sob investigação e 469 descartados.

As cachaças de alambique produzidas no Brasil passarão a contar com um selo de origem e autenticidade, desenvolvido pela Associação Nacional da Cachaça de Alambique (Anpaq), a ser implementado no início de 2026. A medida busca aumentar a rastreabilidade do produto, dando mais segurança ao consumidor diante de casos recentes de contaminação por metanol. Segundo … continue

© Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia

O Ministério da Saúde recebeu, nesta segunda-feira (13), o primeiro lote do medicamento trastuzumabe entansina, incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 para o tratamento do câncer de mama. O remédio é indicado para pacientes que mantêm a doença após a quimioterapia inicial, geralmente em casos de câncer de mama HER2-positivo em estágio 3, informou a pasta.

O comerciante Cláudio Crespi, de 55 anos, recebeu alta neste domingo (12) do Hospital Municipal José Storopolli, na Vila Maria, zona norte de São Paulo, após quase duas semanas internado por intoxicação por metanol. Ele apresenta sequelas, incluindo a perda de aproximadamente 90% da visão.

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que o Brasil contabiliza 29 casos confirmados de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. O número representa um aumento de cinco casos em relação ao último balanço, divulgado na quarta-feira (8).

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), a primeira remessa do medicamento fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações causadas por metanol. O lote, com 2,5 mil unidades, chegou ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e será destinado prioritariamente às regiões que registraram casos de envenenamento por bebidas alcoólicas adulteradas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, a Medida Provisória 1301/2025, que institui o Programa Agora Tem Especialistas. A proposta, aprovada pelo Congresso Nacional no fim de setembro, visa ampliar o acesso a médicos especialistas nas regiões mais carentes e diminuir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Robson Valverde / SES-SC

O Ministério da Saúde informou que recebeu 217 notificações de intoxicação por metanol em todo o país. Desse total, 17 casos foram confirmados. A maior parte das ocorrências está concentrada no estado de São Paulo, que responde por 82,49% das notificações — 15 confirmações e 164 investigações em andamento. No Paraná, dois casos foram confirmados e quatro seguem em análise. Outros 12 estados também apuram possíveis registros.

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Crianças e adolescentes de até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em unidades de saúde de todo o país.

Close
parceiro fixo