Nesta terça-feira (19), a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a vacina LC16m8, da farmacêutica japonesa KM Biologics, para uso emergencial contra a mpox (antigamente conhecida como varíola dos macacos). Esta é a segunda vacina aprovada pela agência da ONU, sendo indicada para indivíduos com idade a partir de um ano.
A aprovação ocorre pouco após a liberação, em setembro, do imunizante dinamarquês Jynneos (ou Imvanex), da Bavarian Nordic, inicialmente voltado para adultos e, desde outubro, também autorizado para adolescentes de 12 a 17 anos.
Importância e distribuição global
A liberação do LC16m8 ganha destaque no cenário global, especialmente depois que o Japão anunciou a doação de 3,05 milhões de doses da vacina para a República Democrática do Congo (RDC). Esse é o maior lote de vacinas doado por um único país durante a atual emergência de saúde.
De acordo com a OMS, a autorização emergencial visa agilizar o acesso às vacinas em regiões afetadas, permitindo que governos importem e distribuam o imunizante de forma mais rápida.
“Facilitar o acesso maior e rápido a vacinas é crucial para conter surtos da doença em comunidades vulneráveis”, afirmou a organização em comunicado oficial.
A aprovação reforça os esforços globais para enfrentar os surtos de mpox, ampliando o arsenal de vacinas disponíveis para diferentes faixas etárias e regiões.