A volante baiana Formiga se tornou a jogadora mais velha a disputar uma partida de Copa do Mundo. Aos 41 anos, ela foi titular na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Jamaica, no último domingo (9). Este é o sétimo Mundial de sua carreira, que a coloca também como recordista em participações do torneio entre homens e mulheres. Sua primeira vez foi em 1995.
“Sempre vou sentir o nervosismo do primeiro jogo. O frio na barriga. A emoção toma conta, ainda mais na hora do hino nacional”, disse. “Sou grata por ter saúde para chegar até aqui”, completou.
Formiga estabeleceu o recorde ao jogar uma partida de Copa do Mundo aos 41 anos e 98 dias. Ela superou a norte-americana Christie Rampone, que entrou em campo com 40 anos e 12 dias, em 2015.
No jogo contra a Jamaica, mesmo aos 41 anos, Formiga atuou pelos 90 minutos. Ela enfrentou adversárias que sequer tinham nascidas quando ela já estava na seleção brasileira. Por exemplo, a promessa jamaicana Jody Brown, de 17, nasceu menos de um ano antes da baiana disputar a sua terceira Copa do Mundo.
Líder do Grupo C, por causa do saldo de gols, o Brasil volta o gramado na próxima quinta (13), às 13h, em Montpellier, para encarar a Austrália, pela segunda rodada. (BN)