Após os tremores, prefeito de S. M. das Matas anuncia alugueis sociais: “algumas casas estão irrecuperáveis”

Foto: Reprodução

O prefeito da cidade de São Miguel das Matas, José Renato, popular Zé Renato falou sobre a situação da cidade após passar por casos de tremores de terra, que veio a destruir estruturas de mais de 50 residências no município (reveja aqui).

Em entrevista a recôncavo FM, o gestor afirmou não ter sentido alguns dos tremores, mas evidenciou o tremor do último domingo (30), de 4.6 na escala Richter por volta das 7h40 (relembre), “logo no sábado (29), apesar de eu não ter sentido, algumas pessoas relatarem que sentiram alguns abalos. O tremor do domingo eu sentir. Ontem as 3h eu também senti um tremor bastante forte. As pessoas que presenciaram esses tremores em São Miguel das Matas estão muito abaladas psicologicamente. Registramos pessoas com pressão alta, problemas psicológicos e dentro outros. Disponibilizamos nossa equipe multidisciplinar da prefeitura, com psicólogos, psiquiatras e assistência social para atender as necessidades das pessoas”, pontuou.

De acordo com Zé Renato, dentre as casas que foram danificadas pelos tremores, até o momento 3 foram consideradas irrecuperáveis, impossibilitando os residentes de morarem nelas. Além disto, o prefeito falou sobre possíveis recursos das esferas estadual e federal para intervir na recuperação das moradias, “eu visitei varias casas, dentre elas, três estão irrecuperáveis, sendo impossível morar. Outras, poderão ter reparos nas rachaduras. Estamos com equipes em campo fazendo este levantamento, dando apoio as pessoas, além de fazer um cadastramento para que a gente possa viabilizar junto como governo do estado ou federal, a possibilidade de conseguir recursos para a recuperação dessas moradias. Para os munícipes que estão sem casa, estamos disponibilizando o aluguel social. Quanto a isso, a prefeitura pode bancar, mas temos alguma condição disponível para ajudar, mas não todas. Os locais mais afetados são: a região de Pedreiras, Alto da Boa Vista e Barracamento”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

google news