O pastor, presidente da IBAM (Igreja Batista Metropolitana), em Salvador, Abraão Silva, 50 anos, havia confirmado está com Covid-19 no dia 29 de março (relembre aqui). Agora, já recuperado da doença, Abraão conversou com o blog do pastor Neemias sobre o que foi lutar contra esse vírus.
O presidente da IBAM disse que tudo começou com uma simples febre, “dia 15 de março, tivemos cultos normais em nossa igreja, dia 18 cheguei em casa de uma reunião com muita febre. Daí para frente, iniciamos um processo de quarentena tratando os sintomas da febre”, contou.
Abraão ainda revelou que seu quadro foi se agravando, a partir daí, foi a procura urgente de um hospital, “uma semana depois e com febre persistente, com alguma dificuldade respiratória, fui para o hospital. O raio X do pulmão e a tomografia revelaram lesões no pulmão e a presença de pneumonia viral. O quadro poderia ser agravado pelo fato de eu ser paciente com hipertensão. Foi colhido o material para exames e ali permanecemos por 5 dias, com muita febre e prostração. Logo em seguida, chegou o resultado positivo para o Covid-19”, expôs.
O drama do pastor aumentou com o surgimento de muita dificuldade para respirar, “lembro-me de ter tido certa dificuldade respiratória e um pouco de confusão mental. Não conseguia dormir direito e a mente era confundida o tempo todo com várias cenas. Perdi totalmente o olfato e o paladar, não sentia nenhuma vontade de comer”, explicou.
Já em uma situação crítica, os médicos prontamente usaram a hidroxicloroquina, para tentar reverter o quadro de saúde de Abraão, “a equipe médica reuniu comigo para mostrar os benefícios e riscos do uso da hidroxicloroquina. Com a segurança oferecida pelo médico infectologista, assinei o termo de responsabilidade e iniciamos o tratamento. No dia seguinte já estava bem melhor e dois dias depois recebi alta médica para ir para casa. Não tive mais febre, encerrei o tratamento em casa via oral e hoje sinto-me totalmente recuperado”, contou.
Sobre o aprendizado diante do coronavírus, pastor Abraão confessou o domínio do Pai diante de sua vida, “além das lições normais que uma experiência como esta nos ensina, compreendi que Deus, sob Sua soberania, me permitiu ser contaminado exatamente no início desse processo, considerando que o pior ainda pode estar por vir, e nossa igreja está trabalhando e se preparando para ajudar famílias afetadas, moradores de rua e outros grupos sociais que estarão em extremo estado de vulnerabilidade”, desabafou.
Para finalizar a entrevista com Neemias, pastor Abraão em uma frase deixa claro: “Deus está acima de todas as coisas e Ele é Fiel”.