A arbitragem brasileira foi a que mais participou de jogos da Copa do Mundo do Catar. Com 28 aparições em 16 partidas, a equipe que foi ao Mundial esteve presente em 25% do torneio.
O árbitro Wilton Pereira Sampaio, da Federação Goiana de Futebol, foi o principal destaque. O profissional foi o que mais apitou partidas na Copa – quatro -, com destaque para o clássico entre França e Inglaterra nas quartas de final.
Além de Sampaio, Raphael Claus (árbitro principal), Bruno Pires, Bruno Boschilia, Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo e Neuza Back também estiveram no Catar. Esta última, inclusive, marcou história ao participar do primeiro jogo de Copa do Mundo masculina com uma arbitragem inteiramente feminina – Costa Rica x Alemanha, pelo Grupo E.
“Foi excelente o trabalho da arbitragem brasileira na Copa do Mundo. Isso mostra a enorme confiança e o nosso prestígio junto a Comissão de Arbitragem da FIFA, comandada por Pierluigi Colina. Ele fez questão de elogiar o nosso trabalho e o desempenho de Wilton Pereira Sampaio, Raphael Claus e toda a equipe nos jogos”, afirmou Wilson Seneme, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF. (BN)