Disputando quatro competições no primeiro semestre de 2020, o Bahia é o clube com mais jogos entre os 20 times da Série A. Iniciando a temporada com o empate por 1 a 1 contra a equipe do Juazeirense, em duelo válido pela 1° rodada do Campeonato Baiano, no dia 22 de janeiro, no Adauto Moraes, em Juazeiro, o Tricolor já entrou em campo em 31 oportunidades, realizando até duas partidas em menos de 24h. Confira os números por competições;
Campeonato Baiano: 13 jogos
Conquistado pelo Tricolor pela 49° oportunidade, o Campeonato Baiano de 2020 marcou o fim de um jejum de 32 anos do Esquadrão. Após vencer o Atlético de Alagoinhas na grande final, o Bahia sagrou-se tricampeão baiano, feito que tinha sido conquistado pela última vez em 1988. Iniciando a competição com a equipe alternativa, sob o comando do treinador Dado Cavalcanti, coube a Roger Machado e aos jogadores considerados da equipe principal a tarefa de atuar pelo jogo decisivo, no dia 8 de agosto.
Copa do Nordeste: 12 jogos
Principal objetivo do clube no primeiro semestre, a Copa do Nordeste mais uma vez ficou no quase para o Esquadrão. Após realizar a melhor campanha da competição, na primeira fase, perdendo apenas no critério do desempate por cartões para o Fortaleza, por conta da expulsão do auxiliar-técnico, Roberto Ribas, no Ba-Vi da primeira fase, vencido pelo Vitória por 2 a 0, o Tricolor não conseguiu superar o Ceará de Guto Ferreira na grande final, ficando com o vice-campeonato.
Copa Sul-americana: 2 jogos
Enfrentando o Nacional-PAR, pela primeira fase da competição internacional, o Bahia não teve dificuldades para encaminhar sua classificação na Sul-americana, que para muitos é o grande objetivo da temporada, junto a classificação para Copa Libertadores. Com dois jogos convincentes, o Tricolor venceu a equipe paraguaia por 3 a 0, jogando na Arena Fonte Nova, e 3 a 1, em Assunção.
Copa do Brasil: 1 jogo
Maior decepção da temporada, o Tricolor acabou sendo eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o modesto River-PI. Atuando em Teresina, o Esquadrão poderia até empatar com o time piauiense, que avançaria na competição, porém, com direito a falha do goleiro Douglas, o time acabou eliminado do torneio após a derrota por 1 a 0.
Campeonato Brasileiro: 3 jogos
Invicto na competição, o Bahia é o atual quarto colocado do Brasileirão, com sete pontos de nove disputados. Com dois triunfos, contra o Coritiba, por 1 a 0, e contra a equipe do Red Bull Brasil, por 2 a 1, ambos disputados no Estádio de Pituaçu, e um empate, por 1 a 1, contra o time do São Paulo, no Morumbi, o time de Roger Machado segue sem saber o que é perder.
Lembrando que o Bahia teve um jogo adiado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A partida contra o Botafogo-RJ, que seria no último dia 9 de agosto, foi cancelada por conta da final o Baianão e será disputada no dia 29, às 21h, no Estádio do Engenhão.
Dois jogos em menos de 24h
Com o calendário apertado após a parada causada pela Covid-19, o Bahia chegou a jogar duas partidas em menos de 24h. Após enfrentar o Náutico, no dia 22 de agosto, às 20h, no Estádio de Pituaçu, em jogo válido pela Copa do Nordeste, o Tricolor encarou o Atlético de Alagoinhas no dia seguinte, às 16h, também em Pituaçu, desta vez pelo Baianão.
Se contra a equipe pernambucana o resultado de 4 a 1, com o time considerado principal foi comemorado, o mesmo não pôde ser dito pelo time alternativo que foi derrotado pelo Carcará, por 1 a 0, com gol de Magno Alves.
Lista da Série A
Bahia – 31 jogos
Ceará – 27 jogos
Flamengo – 26 jogos
Sport – 26 jogos
Fluminense – 25 jogos
Athletico Paranaense – 24 jogos
Fortaleza – 24 jogos
Internacional – 24 jogos
Coritiba – 22 jogos
Grêmio – 22 jogos
Atlético Mineiro – 21 jogos
Corinthians – 21 jogos
Palmeiras – 21 jogos
Red Bull Bragantino – 19 jogos
Santos – 19 jogos
Vasco – 19 jogos
Botafogo – 18 jogos
Goiás – 18 jogos
São Paulo – 18 jogos
Atlético Goianiense – 16 jogos (A Tarde)