Bahia melhora postura, mas fica no empate com o Cuiabá e não consegue distância do Z-4

Dourado abriu o placar no primeiro tempo e Tricolor empatou com um gol contra na etapa final, na Arena Pantanal

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

O Bahia não conseguiu levar a melhor na tarde deste sábado (8) e ficou apenas no empate com o Cuiabá, em confronto direto na briga para se afastar da zona de rebaixamento. Deyverson abriu o placar para o Dourado na Arena Pantanal, ainda no primeiro tempo, e Alan Empereur fez contra na etapa final para fechar o jogo, da 14ª rodada da Série A, em 1 x 1.

Pouco criativo, o Esquadrão fez um primeiro tempo muito abaixo ofensiva e defensivamente. A postura mudou na volta do intervalo, mas o time baiano não conseguiu a virada e manteve o jejum de quase dois meses sem vencer fora de casa. Com o placar igualado, o Bahia somou 13 pontos e não conseguiu se distanciar do Z-4 – aparece na 15ª colocação na tabela.

No próximo compromisso, o Bahia dá uma pausa no Brasileirão, e entra em clima de decisão. Na quarta-feira (12), o time baiano pega o Grêmio no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, em Porto Alegre (RS), às 19h. Pela Série A, o Esquadrão volta a entrar em campo no dia 16, domingo, quando encara o Athletico-PR, às 18h30, na Arena da Baixada.

O JOGO

Primeiro tempo

Primeira etapa muito ruim do Bahia, que começou trocando passes no campo de defesa. Já o Cuiabá apertou a saída de bola tricolor e, com menos de dois minutos de jogo, teve uma ótima chance de abrir o placar em contra-ataque. Desatento na marcação, o Bahia repetia a dificuldade para sair jogando e oferecia muito espaço. Os donos da casa desperdiçaram mais uma finalização aos seis, num vacilo da defesa tricolor. A pressão forte do Cuiabá impedia a construção das jogadas do Bahia, que não oferecia risco algum para o adversário. Pelo contrário, foi o mandante quem inaugurou o marcador de pênalti. Depois do gol, o Bahia deu de cara com um Cuiabá bem fechado – tanto que a primeira, das duas finalizações do Esquadrão, só veio aos 40. Pouco criativo e passivo defensivamente, o visitante não conseguiu jogar.

A primeira finalização foi do Cuiabá com menos de dois minutos. Em contra-ataque, Iury Castilho avançou com liberdade e arriscou na entrada da grande área, para boa defesa de Marcos Felipe.

Aos seis, André fez lambança na defesa, recuou mal e a bola sobrou limpa para Deyverson. O atacante do Dourado saiu na cara do gol e finalizou rasteiro para Marcos Felipe fazer mais uma ótima defesa.

Deyverson abriu o placar para o Cuiabá aos 17, de pênalti. Jonathan Cafú recebeu lançamento dentro da área e dividiu com Chávez. A arbitragem entendeu que o camisa 6 do Bahia cometeu falta e apontou a penalidade.

Aos 37, Ceppelini cobrou falta para o Dourado em chute direito. Marcos Felipe pulou para espalmar a bola pela linha de fundo.

Na sequência, o camisa 10 cobrou escanteio curto e tabelou com Raniele. O uruguaio bateu de primeira e a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 40, Kayky fez boa jogada individual pela direita, invadiu a área no “um contra um” e bateu rasteiro cruzado para boa defesa do goleiro do Cuiabá.

Oito minutos depois, Thaciano recebeu passe dentro da área e cruzou para Vinicius Mingotti finalizar de cabeça. Walter segurou firme, mas a arbitragem apontou impedimento do camisa 16 do Bahia na jogada.

Segundo tempo

Com uma postura melhor, o Bahia voltou do intervalo um pouco mais agressivo e já finalizou logo nos primeiros minutos da partida. A reação veio e, aos cinco, o Tricolor conseguiu empatar o placar com um gol contra, após ótimo cruzamento pela esquerda. Agora, o Esquadrão conseguia transformar a posse de bola em volume de jogo. Após os 15, o Cuiabá conseguiu equilibrar a partida, mas era o visitante quem estava mais perto do segundo gol. A partida perdeu qualidade técnica na reta final e o Dourado até esboçou uma ameaça sobre o visitante. O marcador, porém, ficou igual na Arena Pantanal.

Aos dois, após a zaga do Cuiabá afastar a bola em cobrança de escanteio, Acevedo pegou de primeira e Wagner caiu para encaixar a bola.

Três minutos depois, o Bahia empatou com um gol contra. Ryan avançou pelo lado esquerdo, cruzou na área para Vinicius Mingotti. O atacante não chegou e Alan Empereur empurrou para dentro e foi para o fundo da rede.

Aos 9, Cafú recebeu na ponta direita, cortou a marcação e invadiu a área. O atacante puxou para a perna esquerda e finalizou, mas Marcos Felipe caiu para fazer a defesa.

Kayky invadiu a área aos 11, cruzou rasteiro para Mingotti, que não alcançou. Antes, a bola desviou na defesa dourada e passou beirando a trave de Wagner.

Aos 19, Deyverson recebeu bom passe de Ceppelini e finalizou de primeira. A bola passou perto do gol, mas a arbitragem assinalou impedimento do atacante do Cuiabá.

Acevedo invadiu a área do Cuiabá aos 31, mas a zaga dourada fechou o espaço no momento da finalização. A bola ainda desviou no camisa 26 do Bahia e saiu em tiro de meta.

FICHA TÉCNICA

Cuiabá 1 x 1 Bahia
Série A – 14ª rodada
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 08/07/2023 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
Quarto árbitro: Leonardo Willers Lorenzatto (MT)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (FIFA-RN)

Gols: Deyverson (Cuiabá) / Alan Empereur – contra (Bahia)
Cartões amarelos: Jonathan Cafú (Cuiabá) / André, Gabriel Xavier, Acevedo (Bahia)

Cuiabá: Walter ©; Matheus Alexandre, Alan Empereur, Marllon e Rikelme (Uendel); Raniele, Denilson (Fernando Sobral) e Pablo Ceppelini; Jonathan Cafú (Emerson Ramon), Iury Castilho (Clayson) e Deyverson. Técnico: António Oliveira

Bahia: Marcos Felipe; Kanu ©, Gabriel Xavier e Vitor Hugo (Ademir); André, Thaciano, Acevedo, Lucas Mugni (Rezende) e Chávez (Ryan); Kayky (Patrick Verhon) e Vinicius Mingotti (Everaldo). Técnico: Renato Paiva. (Metro1)

google news