A seleção brasileira de baseball conquistou mais um resultado histórico nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, nesta quarta-feira (25), ao vencer o Panamá por 5 a 3.
Com o resultado, válido pela Super Ronda, o Brasil está mais próximo da inédita medalha. A seleção brasileira estará na grande final caso a Colômbia derrote o México nesta quinta-feira (26), às 9h30. Se os colombianos vencerem, o Brasil decide a vaga na final contra o México na sexta (27), a partir das 15h.
A Super Ronda é um quadrangular de onde saem os times que disputarão a final e o bronze do Pan. Os dois primeiros decidem o ouro e o terceiro e o quarto brigam pelo terceiro lugar. O Brasil lidera com duas vitórias e o Panamá tem uma vitória e uma derrota. México e Colômbia tem uma derrota cada e as seleções joga duas vezes nesta fase. Brasil e Colômbia não se enfrentam porque já jogaram na primeira fase do torneio, com vitória brasileira, que entra na conta do quadrangular. O mesmo vale para México e Panamá. As medalhas serão decididas no próximo sábado (28).
Na primeira fase, o Brasil venceu Venezuela, Colômbia e Cuba. A seleção brasileira jamais conquistou medalha pan-americana no beisebol. Das 18 edições dos Jogos Pan-Americanos, a seleção participou apenas de oito. Foram 34 derrotas e apenas seis vitórias. (BN)