Beija-Flor de Nilópolis celebra o 2 de Julho como verdadeira independência do Brasil

Depois da Estação Primeira de Mangueira e da Unidos da Tijuca homenagearem a Bahia no primeiro dia dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro

Depois da Estação Primeira de Mangueira e da Unidos da Tijuca homenagearem a Bahia no primeiro dia dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira (21) foi a vez da tradicional Beija-Flor de Nilópolis lembrar das glórias baianas na folia fluminense.

O enredo da terceira maior campeã da competição – com 14 títulos – lembrou os 200 anos da independência do Brasil na Bahia, ocorrida em 2 de Julho de 1823, reconhecida pela escola de samba como a data verdadeira da libertação brasileira frente a Portugal.

Um dos destaques da Beija-Flor – que entrou na Sapucaí com 23 alas, seis carros, três tripés e 3,5 mil integrantes – foi a cantora Ludmilla, que integrou o time de intérpretes da escola de Nilópolis.

Logo no início do desfile, a Beija-Flor tentou contar a história da independência do Brasil de uma outra forma, questionando o 7 de Setembro e ressaltando a participação popular na construção da conquista nacional. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira estavam caracterizados de caboclos, que simbolizam o povo brasileiro nas comemorações do 2 de Julho na Bahia.

Ao abordar mais diretamente o 2 de Julho, a escola de Nilópolis destacou a pescadora Maria Felipe – negra, moradora da ilha de Itaparica e heroína da independência do Brasil na Bahia –, que foi interpretada pela cantora Majur.

Além da independência do Brasil na Bahia, principal foco do desfile da escola, os baianos foram lembrados pela Beija-Flor quando outras revoltas populares brasileiras foram lembradas. No caso, a Revolta dos Malês – levante de negros islâmicos no centro de Salvador no século XIX, foi referenciada em uma das alas.

O samba-enredo da Beija-Flor em 2023, composto por Léo do Piso, Beto Nega, Manolo, Diego Oliveira, Julio Assis e Diogo Rosa, ressalta a participação de negros escravizados no 2 de Julho e cobra igualdade racial no Brasil de hoje.

Em um momento da música, a letra exalta figuras femininas da história brasileira, falando em “mátria” e afirmando que “são Marias e Joanas os Brasis que eu quero ter”, em referência a Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, heroínas baianas da independência do país. Confira abaixo o samba-enredo interpretado por Neguinho da Beija-Flor.

A BAHIA E A BEIJA-FLOR

Esta não é a primeira vez que a Beija-Flor homenageia a Bahia em seus enredos. Em 1972, a relação entre o estado e a escola de samba teve início com o tema “Bahia dos meus Amores”, que ficou com a sexta colocação do Grupo 2 do carnaval do Rio de Janeiro.

Depois, a Bahia voltou a aparecer nos enredos da Beija-Flor no desfile vice-campeão de 1981 – Carnaval do Brasil, a oitava das sete maravilhas do mundo – e na apresentação campeã de 2007 – Áfricas: Do berço real à corte brasiliana. Entretanto, apenas em 2023, 51 anos depois, é que a escola de Nilópolis voltou a ter o estado como o tema de seu carnaval. (BN)

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