Em Sobradinho, na Bahia, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (5) que “maus brasileiros” fazem “campanha com números mentirosos” sobre a Amazônia, ao comentar as críticas de ambientalistas, cientistas, autoridades estrangeiras e imprensa internacional sobre medidas adotadas pelo governo em relação ao meio ambiente.
“A Amazônia é um potencial incalculável. Por isso, alguns maus brasileiros ousam fazer campanha com números mentirosos contra a nossa Amazônia. E nós temos que vencer isso e mostrar para o mundo, primeiro, que o governo mudou e, depois, que nós temos responsabilidade para mantê-la nossa, sem abrir mão de explorá-la de forma sustentável”, afirmou o presidente, ao inaugurar a primeira etapa de uma usina solar flutuante instalada no reservatório do município baiano.
No último dia 19 de julho, Bolsonaro questionou dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que apontam um aumento do desmatamento na Amazônia, e acusou o órgão de estar a serviço de ONGs.
Na última semana, foi anunciada a exoneração do diretor do instituto, Ricardo Galvão, que rebateu as declarações do presidente. Com informações do G1. (Bahia.Ba)