O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem (31), após encontro com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur L. Ross Jr, que o Brasil iniciou oficialmente as negociações para o fechamento de um acordo comercial com os Estados Unidos. Antes de se encontrar com Guedes, Ross foi recebido em audiência pelo presidente Jair Bolsonaro.
“Ficou amarrado o seguinte: o que era só um pensamento, agora já estamos oficialmente começando as negociações com os Estados Unidos”, declarou Paulo Guedes. Segundo ele, ao final da reunião, Ross disse que o acordo é desejo dos EUA.
Ainda de acordo com Guedes, o objetivo do governo brasileiro é fechar uma “aliança estratégica” com os Estados Unidos, algo que seria mais profundo que um acordo comercial.
As tratativas com os Estados Unidos tiveram início depois que o Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, fechou um acordo de livre comércio com a União Europeia. O tratado foi firmado em junho, após 20 anos de conversas. (Metro 1)