A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados vai realizar, nesta quarta-feira (11), uma audiência pública para discutir o aumento na venda e uso indiscriminados de medicamentos análogos ao GLP-1, como o Ozempic. Embora esses remédios sejam aprovados no Brasil para o tratamento de obesidade e diabetes, eles possuem tarja vermelha, exigindo receita médica para sua aquisição.
A reunião, marcada para as 17 horas no plenário 7, foi solicitada pelos deputados Dr. Francisco (PT-PI) e Flávia Morais (PDT-GO) e será transmitida de forma interativa, permitindo que a população envie perguntas aos convidados.
O debate surge em meio ao aumento significativo da comercialização desses medicamentos, muitos dos quais estão sendo usados para fins estéticos, como emagrecimento rápido, sem a devida orientação médica. De acordo com a deputada Flávia Morais, essa prática desconsidera os riscos à saúde, como o desenvolvimento de pancreatite, efeitos colaterais graves registrados nas bulas aprovadas pela Anvisa.
“É fundamental discutir os impactos desse uso indiscriminado e avaliar ações que restrinjam a venda desses medicamentos, como a retenção obrigatória de prescrições e outras medidas para garantir o uso seguro”, afirmou Dr. Francisco, destacando também a iminente expiração das patentes desses medicamentos, o que poderia facilitar o acesso e aumentar o risco de uso inadequado.
A audiência visa buscar soluções para proteger a saúde pública e assegurar que os medicamentos sejam utilizados de forma adequada e sob a supervisão de profissionais de saúde.