Central de Regulação atende quase 100% das solicitações, diz Sesab

A Central atingiu a marca de mais de 230 mil pacientes nos dez primeiros meses de 2023

A Central Estadual de Regulação atingiu a marca de mais de 230 mil pacientes nos dez primeiros meses de 2023, isso significa 99% de respostas às solicitações feitas por unidades de saúde nos 417 municípios baianos, segundo a secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Roberta Santana, e a superintendente de Gestão dos Sistemas de Regulação da Atenção à Saúde, Mônica Hupsel. A informação foi divulgada durante o Fórum Estadual de Regulação, que é uma iniciativa do Ministério Público do Estado.

De acordo com a Roberta Santana, 50% dos pacientes são transferidos para unidades hospitalares em até 24 horas e, até o final do ano, a Bahia terá ainda mais de 1.000 novos leitos. “Além disso, o Governo do Estado liberou 424 leitos hospitalares ao transferir pacientes renais crônicos para clínicas privadas que, infelizmente, ficavam internados em virtude da falta de vagas ambulatoriais nas redes municipais. Também ampliamos o home care e implantamos o serviço de oxigenoterapia. “Só para ter uma ideia, hoje 3.307 pacientes estão em assistência domiciliar em toda a Bahia”, detalha Roberta Santana.

Atualmente cerca de 45% do total de solicitações para transferências de pacientes em situação de urgência e emergência estão relacionadas a três áreas: clínicas médica, ortopedia e vascular. “Essas são nossas prioridades e atuamos para abrir leitos e acelerar o que já temos. O Hospital 2 de Julho, antigo Espanhol, possibilitou acolher pacientes com perfil de clínica médica adulto e pediátrica e a abertura do Hospital Ortopédico surge como uma resposta direta aos elevados índices de acidentes automobilísticos, sobretudo envolvendo motociclistas.

O Fórum é uma instância interinstitucional permanente de discussão de processos de melhoria e transparência do sistema de Regulação da Bahia. Dele participam promotores de justiça, secretários municipais de saúde, além de órgãos e entidades do setor, tais como Samu, Conselho Estadual de Saúde (CES), Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA).

google news