Cerca de 7,2 mil pessoas que deveriam receber a segunda dose do imunizante contra Covid-19, em Salvador, ainda não compareceram aos pontos de imunização para completar o esquema vacinal. De acordo com a secretaria municipal de saúde, a recomendação é que a dose de reforço da CoronaVac seja aplicada 28 dias após a administração da primeira.
Apesar da alta taxa, o quantitativo de pessoas faltantes para a segunda dose do imunizante apresenta uma sensível queda. Na última semana, foram registrados 8,5 mil indivíduos que ainda não haviam buscado os pontos de vacina para finalizar o processo de imunização.
“Estamos fazendo a convocação de todos os indivíduos que já estão habilitados para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19 para que os mesmos possam completar o esquema vacinal. É importante que todos saibam que a imunidade só é assegurada com a administração das duas doses. Por isso disponibilizamos hoje oito drives e seis pontos fixo para facilitar o acesso das pessoas que necessitam da segunda dose na cidade”, explicou Leo Prates.
Para alertar esse público sobre a importância de finalizar o processo de imunização, equipes da Secretaria Municipal da Saúde encaminham mensagens de texto para o celular dos faltantes convocando os mesmos para finalizar o ciclo que assegura a imunidade. No portal também é possível consultar o dia que cada pessoa deve retornar aos pontos de vacinação.
A informação sobre a data de retorno para aplicação da segunda dose está contida no cartão de vacinação do imunizado.
“É necessário que as pessoas sigam rigorosamente as orientações prestadas pelo Programa Nacional de Imunização, que estão alinhadas com as recomendações dos fabricantes dos imunizantes, para assegurar a proteção contra o vírus. O esquema vacinal incompleto não assegura a imunidade contra a doença”, afirmou Adielma Nizarala, médica infectologista.
O sistema imunológico leva, em média, duas semanas para criar anticorpos neutralizantes, capazes de barrar a entrada do vírus nas células, de acordo com estudos publicados. A resposta pode variar de acordo com faixa etária e outros aspectos individuais do vacinado. Ou seja, mesmo após a segunda dose não significa proteção imediata aos vacinados. A proteção começa, em média, duas semanas após a aplicação da segunda dose.
2ª dose IDOSOS E TRABALHADORES DA SAÚDE: (12 DE ABRIL – 08h às 16h)
Drivers:
FTC Paralela
Faculdade Universo – Iguatemi
Faculdade Católica de Pituaçu
FBDC Brotas
Barradão
USF San Martim III
5º Centro de Saúde Clementino Fraga
Pontos fixos:
Barradão
FTC Paralela
Unidade Básica de Saúde Virgílio de Carvalho – Bonfim
Centro de Saúde Ramiro de Azevedo – Campo da Pólvora
USF Colinas de Periperi
5º Centro de Saúde Clementino Fraga (Bahia Notícias)