Nesta quarta-feira (28), o presidente da França, Emmanuel Macron, deu início oficial aos Jogos Paralímpicos de 2024. A cerimônia de abertura aconteceu na famosa avenida Champs Elysees e na Praça da Concórdia, sendo a primeira vez que uma celebração paralímpica é realizada fora de um estádio.
Tony Estanguet, presidente dos Jogos de Paris 2024, deu as boas-vindas aos atletas com as seguintes palavras: “Queridos atletas, bem-vindos ao país do amor e da revolução. Fiquem tranquilos que, hoje, não teremos invasão da Bastilha, nenhuma guilhotina, porque hoje começa a mais bela revolução, a revolução paralímpica”.
Durante o evento, artistas com deficiência fizeram a contagem regressiva e o cantor Christine and the Queens apresentou uma versão pop da música “Je ne regrette rien”, famosa na voz de Edith Piaf.
A cerimônia, dirigida pelo coreógrafo sueco Alexander Ekman, contou com a participação de 500 artistas e foi chamada de “Paradoxo, da discórdia para a concórdia”, em referência à Praça da Concórdia. Mais de 50 mil pessoas assistiram ao evento.
Os atletas de 168 países começaram o desfile no final da Champs Elysees, em um clima de festa, com voluntários aplaudindo e dançando. Quando os atletas franceses, que foram os últimos a desfilar, chegaram à praça, a música do filme “Amélie”, de Yann Tiersen, tocou enquanto a multidão cantava “Allez Les Bleus”, com a Torre Eiffel brilhando ao fundo.
No mês passado, a cerimônia de abertura das Olimpíadas aconteceu sob forte chuva, mas isso não diminuiu a animação dos espectadores, que assistiram ao longo do Rio Sena. A cerimônia aconteceu sem problemas de segurança, embora tenha causado polêmica por uma cena que parecia imitar a famosa pintura “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci.