O diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Freire Guth, foi convocado pelas comissões de Agricultura e Política Rural e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta terça-feira (5), para esclarecer os desafios no fornecimento de energia elétrica no setor agropecuário do estado.
Os dois colegiados realizaram, no ano passado, uma reunião conjunta com a participação de representantes da concessionária. Durante o encontro, devem ser discutidos problemas relacionados à deficiência no fornecimento de energia, o que, em muitos casos, dificulta o desenvolvimento de diversos setores, especialmente do agropecuário.
“As dificuldades em relação ao fornecimento de energia elétrica são hoje um dos principais desafios para o desenvolvimento do setor agropecuário, que já representa quase 30% do PIB da Bahia, mas tem ainda muito potencial para crescer. Para isso, precisamos melhorar nossa infraestrutura energética, em especial na região Oeste, que tem hoje projetos que dependem do fornecimento de energia para se desenvolverem”, disse o deputado Manuel Rocha, presidente da Comissão de Agricultura.
O parlamentar, no entanto, reforçou que a empresa está aberta ao diálogo. “Contudo, precisamos ir além do debate e buscar soluções práticas e eficientes para resolver os problemas. Não adianta ficar conversando se não encontrarmos um caminho para essa situação, que é prejudicial para todos, principalmente no setor agropecuário, afetando dos pequenos aos grandes produtores”, concluiu. (Bahia.ba)