O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (Onu) convocou para quarta-feira (29) uma reunião em nível ministerial sobre a guerra entre Israel e o grupo Hamas.
A China, que está na presidência temporária, é a responsável pela convocação. A trégua acordada entre os dois lados do conflito para a libertação de reféns, prisioneiros e entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, termina nesta segunda-feira (27).
No entanto, os Estados Unidos, Catar e mediadores internacionais trabalham para prolongar a pausa no conflito. O acordo prevê um cessar-fogo temporário de quatro dias, que começou na sexta-feira (24).
O Hamas se comprometeu a libertar cerca de 50 reféns. Por outro lado, Israel concordou em soltar 150 palestinos presos no país. Até a madrugada desta segunda-feira, o Hamas havia libertado 58 reféns, enquanto Israel soltou 117 palestinos.
O chanceler brasileiro Mauro Vieira embarca para Nova York ainda nesta segunda (27) para a reunião da ONU. Após o compromisso, o ministro Mauro Vieira se encontra com o presidente Lula (PT) em Dubai.
(Metro 1)