Após a declaração a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificando o o novo coronavírus como uma pandemia e ao número cada vez maior de casos de Covid-19 pelo mundo, é impossível não se preocupar com a nossa saúde e a de pessoas próximas. Porém, é importante controlar a ansiedade para que as coisas não fiquem fora de controle.
De acordo com o professor e naturopata Daniel Alan Costa, a ansiedade pode ser paralisante e atrapalhar o dia a dia. Por isso, deve ser classificado e encarado como doença que precisa ser tratada. “O excesso de preocupação com qualquer área da vida ou o medo exagerado por qualquer motivo pode ser um sinal de que o corpo precisa de ajuda para equilibrar essas emoções”, afirma o especialista.
Dentro da naturopatia existem várias terapias integrativas que podem ajudar a controlar esses sintomas. Entre elas:
Cromoterapia
Cor azul: esta cor atua como um grande calmante podendo ser utilizada em casos agudos como dor, inflamações, alergias inclusive as de pele. Atua nos casos de stress, estafa, convalescença, pressão alta, obesidade, taquicardia, palpitação, nervosismo, insônia, ira, irritabilidade, temperamento agressivo, ciúme, medo, insegurança, ansiedade e agitação.
Aromaterapia
Na aromaterapia tem o óleo de Patchouli (Pogostemon cablin), que além de auxiliar na falta de concentração, alivia a ansiedade em condições relacionadas ao estresse. Também é possível usar o de Lavanda e o de Camomila Romana.
“As propriedades harmonizadoras dos óleos essenciais vão oferecer um equilíbrio físico, mental e emocional duradouros aos alunos ou candidatos, por exemplo, extremamente importante no momento de tensão e ansiedade. Mas é importante lembrar que os óleos essenciais não podem ser usados diretamente na pele. Neste caso, a sugestão é o inalar o aroma profundamente diretamente do vidro ou utilizar os colares aromatizadores individuais. Imediatamente já haverá estímulos das partes do cérebro relativas à memória e emoção”, ressalta o Naturopata.
Fitoterapia
Devido às propriedades calmantes, a fitoterapia ajuda na ansiedade e a dormir bem. Neste caso, alguns chás como Passiflora, Camomila, Mulungu, Valeriana e Macela são recomendados. Confira as receitas:
Limão, camomila e cidreira
1 xícara de açúcar mascavo (200 g)
Casca de 4 limões, camomila (2 g) e erva cidreira (2 g)
1 xícara de água. Ferver até o ponto de xarope.
Indicações: excelente efeito de modulação do humor, calmante, anti-hipertensivo. Tomar 2 vezes ao dia por 15 dias.
Limão, passiflora (folhas do maracujá) e mulungu
1 xícara de açúcar mascavo (200 g)
Casca de 4 limões, passiflora (2 g) e mulungu (2 g)
1 xícara de água. Ferver até o ponto de xarope.
Indicações: calmante, relaxante muscular, insônia, depressão, ansiedade. Tomar 3 vezes ao dia por 30 dias.
Cristaloterapia
A terapia com os cristais consiste em equilibrar os corpos energéticos sutis e em consequência disto o corpo físico também entra em equilíbrio, pois um influencia o outro mutuamente. Existem diversas formas de se trabalhar terapeuticamente com os cristais. A mais comum é através da disposição deles sobre o corpo, que pode ser sobre a área a ser tratada ou sobre chakras, importantes centros de energia que regulam em níveis mais sutis a nossa saúde. Podemos ainda ter o uso de elixir de cristais, que é a preparação de água potencializada com a energia dos cristais no qual fazemos uso para garantir o nosso bem-estar.
Ametista: pedra básica do sétimo chakras é a pedra da meditação e transmutação, do autodomínio e do relaxamento. Proporciona estabilidade e clareza de pensamento. Atua como calmante e integra os sistemas do corpo.
Pirita: pedra ajuda no tratamento de depressão, liberta de medos e frustrações, reduz a ansiedade. Ajuda na realização de sonhos. Pedra que atrai riqueza, dinheiro, assim como facilita a realização de bons negócios. Protege contra vibrações negativas (iBahia).