Croácia leva susto, mas vence Japão nos pênaltis e avança para as quartas de final da Copa

Duelo entre as seleções foi o primeiro das oitavas de final do Mundial que chegou na prorrogação e nos pênaltis

Em disputa por uma vaga nas quartas de final, o Japão enfrentou a Croácia pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no estádio Al Janoub. Apesar da dificuldade no primeiro tempo, os croatas venceram a partida nos pênaltis após o empate de 1 a 1 no tempo regulamentar e garantiram a classificação na próxima fase da competição.

Desde a primeira vez que participou de um Mundial, em 1998, a seleção da Croácia passou pela terceira vez das oitavas de final. Em 1998, os croatas chegaram à semifinal e garantiram a 3ª colocação e, em 2018, na Rússia, foram vice-campeões.

O Japão se despede da competição como um dos grandes destaques. A seleção venceu duas das equipes consideradas favoritas no Catar. Na estreia da fase de grupos, venceu a Alemanha por 2 a 1, e, na última rodada, venceu os espanhóis com o mesmo resultado.

O jogo
No primeiro tempo da partida, a seleção da Croácia dominou a posse de bola e realizou mais chutes ao gol adversário. Ao todo, os croatas tiveram 59% da posse de bola, fizeram 318 passes e chutaram três vezes, sendo apenas uma vez ao gol, mas erraram na hora de finalizar.

Já os japoneses aproveitaram os poucos momentos com a bola para chegar à área do goleiro Livaković. Aos 43 minutos da primeira etapa, em jogada ensaiada que partiu do escanteio, Maeda aproveitou a sobra da bola no meio da área e a empurrou para o fundo do gol, inaugurando o placar da partida.

Com a vantagem japonesa, os croatas não conseguiam controlar a velocidadade dos adversários, que começaram a construir boas jogadas.

Na volta do intervalo, a seleção da Croácia voltou para o campo determinada a diminuir a vantagem do Japão. Aos 10 minutos do segundo tempo, Lovren encontrou Perišić no meio da área de Gonda e fez o cruzamento. O atacante aproveitou a chance e chutou no canto do gol japonês, deixando tudo igual.

As duas seleções realizaram alterações nos times e continuaram a atacar, mas as finalizações não resultaram em gols e o jogo foi para a prorrogação.

Visivelmente cansadas, no primeiro tempo da prorrogação, o Japão e a Croácia apostaram na troca de passes e não conseguiram chegar perto do gol. Ao fim da primeira etapa, Mitoma arrancou pelo campo e se livrou da marcação. Perto do início da área, o jogador bateu forte na bola e o goleiro croata espalmou.

Para os últimos 15 minutos de jogo, os técnicos Hajime Moriyasu, do Japão, e Zlatko Dalić, da Croácia realizaram as últimas alterações com os jogadores que estavam desgatados. Nenhuma das equipes levou perigo ao gol adversário e a decisão foi para os pênaltis.

Os japoneses começaram a bater os pênaltis, com Minamino. O camisa 10 errou a cobrança. Para os croatas, Vlašić chutou com força e marcou. Mitoma errou o segundo pênalti dos japoneses e complicou a situação para o Japão. Brozović ampliou a vantagem para os croatas. Asano, o terceiro a bater o pênalti, fez o primeiro para a seleção asiática. Livaja, da Croácia, bateu fraco e acertou a trave. Yoshida, capitão do Japão, chutou nas mãos do goleiro croata. (R7)

google news