Uma das datas que mais anima o comércio baiano é o Dia dos Namorados e apesar da alta de 16,88% dos preços dos produtos tradicionalmente mais procurados, em relação ao ano passado, a CDL Salvador estima um crescimento das compras para a data, em torno de 20%, com tíquete médio de R$ 160.
De acordo com levantamento da Fecomércio-BA, com base nos dados do IPCA-15, do IBGE, a variação desses itens foi superior à média da inflação geral da região, de 13,24%, mas mesmo assim, segundo o presidente da CDL, Alberto Nunes, existirá um avanço na procura por conta do apelo da data e diminuição dos riscos provocados pela pandemia.
“Hoje o consumidor se sente mais à vontade para ir aos shoppings, centros comerciais e lojas de rua, por conta dessa segurança sanitária. É fundamental, neste momento de retomada, que os lojistas apresentem boas ofertas com descontos atraentes para os clientes”, disse.
Em conversa com o bahia.ba, a gerente do O Boticário do Shopping Salvador, Adriana Torres afirmou que a loja espera um avanço de 36% ante o mesmo período antes da pandemia, em 2019.
Já o Salvador Shopping e o Salvador Norte estão com a expectativa de crescimento de vendas de 25% quando comparado ao mesmo período de 2021.
“Estamos em um momento diferente daquele vivido em junho de 2021. O avanço da vacinação para toda a população permitiu que pudéssemos ter uma programação de entretenimento mais diversificada, com a volta dos shows tanto para o Dia dos Namorados, quanto para o São João, que é um período importante para o varejo baiano. Isto nos dá uma perspectiva positiva de aumento do fluxo de pessoas e de vendas, quando comparado a junho do ano passado”, declarou o superintendente do Salvador Norte Shopping, Renato Martins ao bahia.ba.
Do lado do consumidor, o representante comercial Matheus Lyra, afirmou que esse ano o presente para o seu companheiro sairá mais caro que os outros anos.
“Tudo está mais caro e sempre que chega essa época do ano, eu reparo que os presentes sobem ainda mais de preço”, disse.
Segundo Lyra, apesar da data ser bem comercial, ele não tem observado muitas promoções. “As poucas que eu vejo, não compensa.”
Em média, Matheus espera gastar até R$ 300 no presente. “Ao todo, incluindo o dia, espero gastar entre R$ 500 ou R$ 600”, afirmou.
A vendedora Camila Maria também concorda com o aumento dos preços, mas segundo ela é válido o investimento, já que para a pessoa amada.
“Já comprei o presente e custou R$ 200. Com certeza os preços aumentaram, mas valeu a pena o investimento”, declarou.
O casal Rafael Aragão e Jamile Santos querem comemorar a data e pretendem gastar até R$ 100, pois eles têm sido afetados pelos reajustes para cima dos valores dos produtos.
“Sentimos no bolso o aumento dos preços. No dia estamos planejando gastar uns R$ 300”, afirmaram.
No Brasil, as vendas para o Dia dos Namorados deste ano deverão alcançar R$ 2,49 bilhões, com queda de 2,6%, descontada a inflação, ante 2021, que chegou a R$ 2,56 bilhões, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). (bahia.ba)
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