O dólar recuava em relação ao real na abertura desta quarta-feira (28), após dois pregões seguidos de alta nesta última semana do ano, quando o volume de negócios tende a ser reduzido. Às 9h15 (horário de Brasília), o dólar à vista recuava 0,39%, a R$ 5,2696 na venda.
Na terça-feira (27), o dólar apresentou forte valorização, demonstrando a continuidade de um movimento de aversão aos investimentos de risco iniciado na véspera, quando a sessão foi marcada pela expectativa de avanço da inflação no próximo ano.
A composição do governo do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou mais uma vez a atenção de investidores nesta terça, sobretudo após a confirmação de que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) aceitou assumir o Ministério do Planejamento e Orçamento, mas sem a possibilidade de que a pasta abrigasse também bancos públicos, como havia sido inicialmente cogitado.
Alguns analistas avaliaram que a senadora, com visão mais alinhada ao mercado, terá pouca influência na gestão petista. A desvalorização do real nesta sessão também foi atribuída, entretanto, a questões técnicas, como um ajuste em relação aos ganhos obtidos na semana passada. (ba)