Dr. Leonel garante permanecer na secretaria de saúde e sobre a exoneração dos servidores, revela: “foi uma decisão tomada pelo prefeito Genival”

O Voz da Bahia entrevistou nesta quinta-feira (22) o secretário de saúde de Santo Antônio de Jesus, Dr. Leonel Cafezeiro, que falou sobre as denúncias de fraude na saúde apontadas pelo vereador Uberdan Cardoso (PT) (relembre aqui) no inicio desta semana.

Segundo o secretário, a decisão de afastar os servidores envolvidos na denúncia tem como objetivo isentar as investigações de influencias que possam prejudicar a apuração da ocorrência. Além disso, ainda de acordo com o secretário, será realizada uma auditoria para apurar a situação, “a decisão é do prefeito, mas ele me ouve sempre. Eu não posso fazer nenhuma avaliação no momento. Antes do vereador Uberdan fazer a denúncia que fez, com muito alarde e com a lente de aumento muito grande, já havia pedido uma auditoria no almoxarifado, porque estamos informatizando toda a saúde. Hoje é muito edifício em uma cidade como Santo Antônio de Jesus ter o controle de tudo. Eu não acredito na culpa dos servidores exonerados (relembre aqui), as coisas já estão sendo apuradas. Já pedi uma auditoria e quem está fazendo é uma componente de auditoria do SUS que é uma pessoa independente. Depois que eu receber esse relatório, posso falar sobre o que aconteceu. Foi do prefeito a ideia de afastar essas pessoas para que apuração seja mais isenta”, declarou.

O secretário afirmou ainda que acredita na diretoria administrativa, que se houve realmente alguma falha não foi por causa de desonestidade, “em nenhum momento me arrependi de ter um papel importante no lançamento da candidatura de Genival. Em nenhum momento me arrependi disso, pela postura e maneira que tem agido. Algumas pessoas estão tentando insinuar que o prefeito deva me afastar do cargo de secretário, mas estou tranquilo. Está nas mãos do prefeito e não vou fazer obstáculo nenhum. Acredito que ele não vá fazer. Todos sabem de minha história, sabem do meu caráter, não é por causa de qualquer besteira que vou manchar minha reputação. Da mesma forma com William, todos conhecem sua família e sua história, é uma pessoa que tem trabalhado em toda a cidade, todas as referências são muito boas. Eu não conversei com Gilberto depois dessa exoneração, mas é uma pessoa do bem. Se houve, pode ter alguma falha, eu não acredito que tenha sido motivado por alguma desonestidade nem por má-fé. Ele pode realmente ter falhado, mas isso será demonstrado no relatório de auditoria. Realmente está faltando fraldas e medicamentos para distribuir, mas não é por conta desse problema, mas os fornecedores não estão entregando. No momento que eu tiver o relatório não vou me furtar em estar explicando a toda população, é meu trabalho. Eu não posso fugir da raia de dar uma explicação segura ou cometer injustiça fazendo julgamento prévio de ninguém. O que peço as pessoas, é que considere que William e Gilberto, eles não foram afastados como punição, mas sim, para que houvesse uma investigação sem a interferência. Que Deus permita que não haja nada de grave para que não tomemos uma ação mais drástica”, disse.

Sobre a possibilidade de substituição do então ex-diretor William Cerqueira pelo Dr. Thenyson, o secretário afirmou que não acredita nesses boatos, considerando que o odontólogo tem uma carreira considerável para aceitar o cargo de diretor administrativo da saúde, “esse nome não foi levantado por ninguém. São pessoas que não tem nada a ver com a história, não é um caso que se enquadra no perfil do Dr. Thenyson. Ele iria ocupar um lugar na saúde com salário de R$ 4.500,00. Deixar o trabalho dele para ir para uma área administrativa, não tem nada a ver com o perfil dele. Se fosse para ser secretário sim, ele caberia no cargo, mas como diretor administrativo é muito pequeno para ele. É meu desejo continuar na secretaria, agora mais do que nunca, porque sou homem de enfrentar. Não tenho que me esconder ou pedir exoneração do meu cargo porque não tenho culpa de nada. Me sinto na obrigação de ir até o fim com o que o prefeito me colocou. Se houver alguma coisa que me impeça, questões de saúde ou até o prefeito pensar que eu não devo, saio tranquilo. Hoje tenho a consciência do trabalho que fiz até hoje na saúde”, expôs.

Após ser questionado sobre a possibilidade da auditoria identificar alguma outra irregularidade, além da que foi denunciada pelo vereador Uberdan Cardoso; Dr. Leonel afirmou que não tem conhecimento de outras possíveis irregularidades, mas que não vai se furtar de enfrenta-las, “a auditoria que vai dizer. Não tenho conhecimento de nenhum outro problema, mas se surgir vamos apurar todos”, concluiu.

Reportagem: Voz da Bahia

google news