O canabidiol foi apontado como uma substância eficaz na redução da agressividade induzida pelo isolamento social por um estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Os resultados da pesquisa foram publicados em uma revista especializada chamada Progress in neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry.
“Nosso estudo demonstra que o canabidiol tem efeito na redução da agressividade e que a substância realiza o papel de inibidor da agressividade ao facilitar a ativação de dois receptores: o receptor 5-HT1A, responsável pelos efeitos do neurotransmissor serotonina, e o receptor CB1, responsável pelos efeitos de endocanabinoides”, destacou Francisco Silveira Guimarães, professor titular da FMRP-USP e um dos responsáveis pelo estudo à reportagem Uol.
Guimarães ressaltou que o canabidiol, apesar de extraído da maconha, não produz dependência e efeitos mentais e psíquicos semelhantes a estados psicóticos.
Reportagem do portal Viver Bem destaca que na maconha, a substância responsável por isso é o tetraidrocanabinol (THC), enquanto que com o canabidiol ocorre o oposto: ele exerce ação bloqueadora sobre alguns efeitos do THC.