A tradicional e bissecular Festa da Nossa Senhora da Boa Morte começa neste domingo (13), em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. A programação do evento, que é patrimônio imaterial do estado desde 2010, segue até o dia 17 de agosto.
O evento homenageia a Irmandade da Boa Morte, formada por mulheres negras, é uma confraria religiosa afrocatólica brasileira que, por muito tempo, foi responsável pela alforria de inúmeros negros escravizados. Atualmente, a missão social do grupo é voltada para a educação.
A festa da Boa Morte acontece sempre em agosto, mês dedicado à Nossa Senhora, reunindo cultura e religião, em manifestações de fé, respeito e solidariedade, para lembrar as lutas e resistência dos povos negros. Todos os anos, Festa da Boa Morte atrai turistas do Brasil e do mundo.
A abertura é o considerada o dia das “irmãs falecidas”. Na missa, as participantes lembram os nomes das ancestrais e incensam o ambiente em torno da imagem de Nossa Senhora. Depois, saem em procissão, carregando a imagem sobre um andor rumo à Igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário.