Fiocruz prepara carta com propostas aos presidenciáveis

Documento inclui sugestões relacionadas a temas como saúde, ciência, tecnologia e combate à fome

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) elaborou uma carta com sugestões aos candidatos à Presidência da República. Intitulado “Desenvolvimento Sustentável com Equidade, Saúde e Democracia”, o documento visa contribuir com o debate eleitoral, “a partir de dez diretrizes que sintetizam um conjunto de propostas para campos diretamente relacionados à saúde dos brasileiros e ao desenvolvimento do país”.

Segundo a Agência Brasil, a Fiocruz informou que o material que será encaminhado aos coordenadores de campanha dos presidenciáveis inclui alerta sobre necessidade de ampliar progressivamente o investimento público em saúde, ciência, tecnologia e inovação nos próximos quatro anos.

O documento defende ainda a revogação da Emenda à Constituição 95, a PEC do Teto de Gastos Públicos, “e das regras fiscais que restringem o bem-estar, a ciência e a educação”. Outros pontos atacados pela carta são a fome, extrema pobreza e a vulnerabilidade econômica do Sistema Único de Saúde (SUS) à dependência externa.

A Fiocruz incluiu ainda propostas relativas à equidade e à diversidade, além de medidas de emergência climática e ambiental. “Defesa da promoção de políticas públicas relacionadas à equidade e ao respeito à diversidade; de uma ação integrada para o enfrentamento da emergência climática e ambiental a partir dos determinantes sociais da saúde no âmbito da Agenda 2030; e de cooperação internacional de base solidária em Saúde, e Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de reduzir as assimetrias globais”, diz o documento.

De acordo com a instituição, a carta “é resultado de debate e contribuição do Conselho Deliberativo da instituição e soma-se ao momento democrático de buscar saídas para o país na construção de políticas públicas, a partir do conhecimento acumulado na instituição”. (bahia.ba)

google news