Gerente da Vigilância Epidemiológica aponta que Ministério da Saúde enviou apenas 1 mil doses da vacina da gripe para S. A. de Jesus

A gerente da Vigilância Epidemiológica de Santo Antônio de Jesus, Graziele Bomfim, falou nesta sexta-feira (17), esclarecendo a situação da vacinação contra a gripe no município.

Em entrevista a Andaiá FM, Graziele falou sobre a campanha realizada em 2021. Além disto, afirmou que devido a baixa procura pela vacina do grupo prioritário, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação da vacina para todos, “essa vacinação da gripe acontece anualmente em forma de campanha, todo ano o Ministério da Saúde realiza a campanha e nós também do município. Então nós iniciamos em abril, durante até junho, no entanto houve uma procura muito baixa dos grupos prioritários: crianças idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, pessoas com doenças crônicas. Devido a este quantitativo de pessoas vacinadas reduzido, o Ministério ampliou para toda a população com o estoque remanescente”, falou.

A gerente falou ainda, que com a chegada dos casos da variante da influenza, H3N2, o Ministério enviou apenas mil doses da vacina, que foram distribuídas nas unidades de saúde da família, entretanto, não há mais estoque em alguns postos, “devido a este surto de gripe que está acontecendo, sobretudo da variante H3N2, lá da Austrália, estamos vacinando as pessoas que não fizeram o uso da vacina com o estoque remanescente. Santo Antônio de Jesus recebeu na quinta-feira (16) 1 mil doses do imunizante contra a gripe. Essa vacina já foi distribuída nos postos, mas o estoque já acabou em alguns postos e não temos previsão de reposição por parte do Ministério da Saúde”, concluiu.

Redação: Voz da Bahia

google news