A Google vai pagar 20 milhões de dólares ao estado norte-americano de Indiana, depois de ter chegado a acordo com o Ministério Público local para resolver um processo em torno de políticas de localização.
O processo acresce a uma outra acusação contra a empresa tecnológica pelo procurador-geral do estado, Todd Rokita, e outros procuradores norte-americanos – nesse processo, decidido em novembro, a Google acordou pagar mais de 360 milhões de euros às autoridades.
Num comunicado citado pela Associated Press, Rokita disse que o pagamento “demonstra o comprometimento do estado em proteger os habitantes do Indiana dos esquemas das grandes empresas tecnológicas [ou ‘Big Tech’]”.
Segundo a agência de notícias norte-americana, os processos começaram em 2018, depois de uma investigação da Associated Press ter demonstrado que a Google conseguia monitorizar a localização dos utilizadores, mesmo depois de estes definirem nos seus perfis e aplicações que não queriam continuar a ser monitorizados pela empresa.
Apesar de aceitar os pagamentos ao estado do Indiana, a empresa continua a negar qualquer tipo de ação danosa. (Notícias ao Minuto)